03/06/2020 às 13:45

Dez quadras no Recanto das Emas ganham nova iluminação 

Os locais foram escolhidos pela Administração Regional do Recanto das Emas após mapeamento em áreas públicas

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

Dez quadras no Recanto das Emas estão com iluminação pública melhor e mais eficiente. Desde o início do ano, espaços com grande movimento na cidade foram beneficiadas por um convênio entre a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Secretaria de Obras e Infraestrutura. Com investimento de R$ 500 mil, luminárias foram instaladas e revitalizadas com lâmpadas de LED para garantir mais segurança, conforto e qualidade de vida. 

Os locais foram escolhidos pela Administração Regional do Recanto das Emas após mapeamento em áreas públicas. Neste ano, ganharam nova iluminação as quadras 103,110, 204, 302, 306, 308, 309, 310, 311 e 602, mas o planejamento é chegar a todos os pontos da cidade – próximo a paradas de ônibus, praças, escolas, comércios e quadras poliesportivas, por exemplo. 

Carlos Soares mora em frente à quadra de esportes da praça da 103. Ele conta que o campo para prática de esportes foi construído há cerca de três anos, mas o terreno era iluminado por um único poste. “Não tinha como usar a noite. A gente, que trabalha durante o dia, não podia jogar bola quando chegava”, conta o porteiro de 31 anos. Como líder comunitário, ele chegou a organizar um abaixo assinado para solicitar melhorias  à Administração Regional. 

“Antes de levar para o administrador, soube que o processo para iluminação estava encaminhado”, lembra. Foi a solução para as limitações da comunidade que passou a poder usufruir do espaço no período noturno. “Depois que instalaram, tinha jogo todos os dias. Sempre muita gente”, afirma o morador que chegou em 2001 na cidade. Ele diz que as mudanças são vistas por toda a cidade. “A iluminação do Recanto melhorou bastante”, confirma. 

Prioridades 

“Fazemos isso sempre escutando a comunidade. Vimos locais com iluminação mais deficiente e definimos prioridades”, explica o gestor, Carlos Dalvan. De acordo com ele, após esta primeira etapa, outras 12 quadras têm projeto e orçamentos prontos e aguardam liberação de recursos para execução. O objetivo, porém, é alcançar todas as 56 quadras do Recanto das Emas com o projeto de eficientização energética. 

O equipamento em LED por ser mais claro, potente e econômico trará mais segurança, conforto e qualidade de vida aos frequentadores destes espaços públicos. “Além de trazer mais segurança para a comunidade por se tratar de iluminação mais potente, a medida aumenta a qualidade de vida. Mais claras, as quadras podem ter mais uso da comunidade. Ao mesmo tempo, o uso do LED representa economia para o Estado”, observa o administrador.  

As instalações são feitas pela CEB, operadora das políticas de iluminação pública do DF. Presidente da companhia, Edison Garcia lembra que o programa de eficiência energéticas é aplicado em diversas comunidades do DF. “O Programa Luz que Protege prevê melhoria na qualidade de iluminação pública para reduzir a violência e sensação de insegurança da sociedade melhora sua qualidade de vida”, aponta.