03/06/2020 às 17:05, atualizado em 04/06/2020 às 10:31

Saúde já aplicou 766 mil doses da vacina contra Influenza

A campanha, que foi estendida, vai até o dia 30 de junho

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Saúde já aplicou 766.202 doses da vacina que previne três tipos do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. As vacinas estão disponíveis, para o público-alvo, nas 128 salas de vacina das unidades básicas de saúde. O grupo dos idosos superou a expectativa de vacinados imunizando 145,8% desse público. A meta de vacinação dos trabalhadores da saúde também foi ultrapassada atingindo 118,5%.

“A vacina contra o Influenza é relevante pois irá contribuir para a diminuição dos casos de gripes causadas pelo vírus, especialmente nos grupos que apresentam maiores riscos de complicação”, explica a enfermeira da Área Técnica de Imunização, Fernanda Ledes.

 
Até o momento, de acordo com o último balanço, ultrapassaram a meta, além dos grupos mencionados no início da matéria, os profissionais das forças de segurança e salvamento (110,7%) e funcionários do sistema prisional (98%). A campanha já imunizou 89,8% do público de portadores de comorbidades.

Até o momento, a cobertura vacinal do DF, somando todos os grupos, é de 73.6%. A meta é que, até o final da campanha, ao menos 90% da população-alvo esteja imunizada.

“Ressaltamos a importância de crianças, gestantes e puérperas, procurarem as Unidades Básicas de Saúde para receberem sua dose e atualizarem, se necessário, as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação”, afirma Fernanda Ledes.

Campanha

A campanha nacional de vacinação contra o Influenza, que foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), começando em 23 de março, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de junho. Até essa data, todos integrantes do grupo de risco, que ainda não foram imunizados, poderão ser vacinados.

Contraindicações

 A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses prévias da vacina. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

Pacientes que tenham alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados podem receber a vacina, contanto que ela seja administrada em ambiente hospitalar.

Para pessoas acamadas e acima dos 60 anos, é possível fazer um agendamento para que a imunização seja feita em domicilio. O agendamento pode ser feito pelo 160 ou na Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência do domicílio do acamado.

* Com informações da Secretaria de Saúde