03/06/2020 às 19:28

Semob prorroga validade de vistorias de ônibus, táxis e aplicativos

Vigência será até o dia 30 de junho e também vale para os veículos do transporte coletivo privado e turístico

Por Agência Brasília* | Isabel De Agostini

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) prorrogou a vigência das vistorias de ônibus do transporte público, táxis e aplicativos até 30 de junho, de acordo com portarias publicadas nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial do DF. As medidas foram tomadas como forma de evitar a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19, de acordo com o Plano de Contingência Distrital.

A prorrogação, que também alcança os veículos do transporte coletivo privado e turístico, vale para as vistorias cujos prazos de validade estão compreendidos entre os dias 9 de março e 29 de junho.

Até o dia 30 de junho, também estão prorrogadas as autorizações dos táxis, cujas vigências encerraram ou encerrarão entre os dias 1° de fevereiro e 30 de junho.

Depois dessa data, será estabelecido um cronograma de apresentação dos veículos para realização de procedimento de vistoria, visando evitar sobrecarga das atividades dos setores responsáveis por executar o serviço.

Outras medidas

A pasta também ratificou a proibição do embarque de passageiros do serviço táxi na plataforma superior do Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitscheck,.

A secretaria atualizou o texto da Portaria 48/2020, que controla o acesso de taxistas ao aeroporto para evitar aglomerações, acrescentando que essa determinação acontece em concordância com a organização de acesso ao meio-fio de embarque e desembarque de passageiros estabelecida pela concessionária do terminal.

Uma das normas publicadas nesta quarta pela Semob também ratifica a determinação para que os passageiros e motoristas de táxis e de aplicativos utilizem máscaras de proteção facial. Além disso, o documento reforça a necessidade de manter os vidros abertos e a intensificação da higienização dos veículos, mediante uso de álcool etílico hidratado 70% INPM, em especial dos pontos de maior contato, tais como maçanetas, bancos, volantes, apoios de braços e cintos de segurança.

 

* Com informações Semob