04/06/2020 às 15:05

UBS 4 de Samambaia recebe ação do Sanear DF

Áreas internas e externas foram desinfetadas na ação coordenada pela Vigilância Ambiental

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação

Na unidade, existe uma área de isolamento para casos suspeitos, e uma equipe escalada exclusivamente para isso. Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (4), a Unidade Básica de Saúde 4 de Samambaia recebeu ação do Sanear DF contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Foi feita a desinfecção dos ambientes internos e externos.
Além disso, o gerente da unidade, Cleverson Flaubert, destaca as medidas de proteção que estão sendo tomadas na unidade para a segurança de servidores e pacientes, como uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos profissionais, higienização pessoal e limpeza da unidade. A ação foi coordenada pela Vigilância Ambiental.

“Existe uma área de isolamento para atendimento dos casos suspeitos, e uma equipe escalada exclusivamente para isso. Os casos notificados estão sendo monitorados, e a população orientada a manter afastamento social e uso de máscaras de proteção”, explica o gerente. De acordo com ele, a ação faz parte de um plano de contingência da Covid-19, que visa reorganizar a rotina de trabalho da equipe na Unidade.

Prevenção

Dispensers de álcool em gel são disponibilizados para quem chega fazer a assepsia das mãos. Na unidade, existe uma área de isolamento para atendimento dos casos suspeitos, e uma equipe escalada exclusivamente para isso. Os casos notificados estão sendo monitorados e a população orientada a manter afastamento social e uso de máscaras de proteção.

Os servidores da UBS 4 também confeccionam e distribuem máscaras para os pacientes. As máquinas de costura foram levadas pelos profissionais e a produção ocorre na própria unidade de saúde. Todos os pacientes que estão sem a máscara recebem duas unidades e são orientados quanto ao uso correto do EPI.

*Com informações da Secretaria de Saúde