05/06/2020 às 19:31, atualizado em 05/06/2020 às 21:09

Estrutural e SIA terão teste rápido para a Covid-19 em drive-thru

A partir de segunda-feira (8), moradores das duas regiões poderão ser atendidos em um posto no SIA

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A partir de estudos do cenário epidemiológico da Covid-19 no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde fará uma nova alteração nos pontos de testagem rápida, por drive-thru, a partir da próxima segunda-feira (8). Os moradores do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e da Cidade Estrutural poderão fazer o exame na unidade que será montada no Estacionamento da Administração Regional do SIA. Com isso, a unidade do ParkShopping será desativada.

A Secretaria de Saúde destaca que as pessoas que apresentam sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) e que não residem nas áreas de cobertura dos drives devem procurar as unidades básicas de saúde que oferecem atendimento para covid. As UBSs estão abastecidas com os kits de testes rápidos.

Os demais pontos de testagem não sofrerão alterações. Até a última quinta-feira, o DF já havia feito 152.419 testes rápidos, por drive-thru, que confirmaram a doença em 5.462 pessoas.

Atendimento

Inicialmente, o cidadão deve entrar no site testa.df.gov.br e fazer um cadastro. Após se cadastrar, o usuário pode agendar o exame na unidade que atende a região em que reside. As vagas são disponibilizadas a cada 48h.

O resultado sai em até 30 minutos e, para visualizá-lo, é preciso entrar novamente na página da internet e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

A testagem por drive-thru ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, em dez pontos situados em dez regiões administrativas.

*Com informações da Secretaria de Saúde