05/06/2020 às 19:18, atualizado em 05/06/2020 às 19:39

Fábrica de pré-moldados da Novacap impulsiona obras

Produção de peças de concreto aposta na sustentabilidade, gera economia e traz benefícios para a população

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

| Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

As obras de recuperação e revitalização de infraestruturas públicas continuam a todo vapor durante o período de pandemia. E um dos grandes aliados do GDF nestes trabalhos é a fábrica de pré-moldados de concreto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O processo de fabricação das peças é baseado na sustentabilidade e gera uma economia de até 40% para os cofres públicos.

[Numeralha titulo_grande=”400″ texto=”Peças de meio-fio produzidas por semana pela Novacap” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta sexta-feira (5), meios-fios provenientes da fábrica foram instalados por equipes do GDF Presente e da Novacap na pista do balão do aeroporto. Na próxima semana, outras peças têm previsão de instalação em diversos pontos, entre eles a nova Praça dos Estados, a Ponte das Garças e no viaduto que liga a L4 Sul à pista de acesso para a Ponte JK.

A fábrica de pré-moldados produz mais de 20 itens de concreto, como peças de meio-fio, bloquetes intertravados para pavimentação, tampas de bueiro, bancos e pilaretes. A produção do concreto que irá preencher as formas utiliza material reaproveitado de restos de construção e demolição, que é triturado, além de água de reuso não potável, proveniente de reservatórios de água da chuva ou do Viveiro II da Novacap.

Assista ao vídeo:

De acordo com o chefe da Divisão de Conservação e Reparos da companhia, Pedro Paulo Isaac, a fábrica de pré-moldados produz por semana cerca de 400 peças de meio-fio (que podem pesar de 50 a 100 quilos, dependendo do modelo) e 2,3 mil bloquetes de concreto (peças que pesam entre 4 e 5 quilos).

| Foto: Divulgação

“Nosso objetivo é deixar a fábrica o mais moderna possível e aumentar a produção. Estamos com uma demanda grande, nosso intuito é continuar atendendo bem ao DF”, destaca Pedro Paulo.

Produção sob demanda e reeducandos

Em sua maior parte, a fabricação das peças pré-moldadas é feita de acordo com solicitações enviadas à Novacap pelas secretarias e administrações regionais. “Já chega para a gente o local onde as peças serão aplicadas e a quantidade, aí a gente produz e marcamos a retirada do material”, acrescentou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além de garantir uma importante infraestrutura pública para o DF, a fábrica de pré-moldados da Novacap também auxilia em um outro aspecto: toda a mão de obra vem da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

“Antes da pandemia, a gente tinha cerca de 30 reeducandos trabalhando aqui. É uma segunda chance que estamos dando para eles, é bom fazer parte também desse processo”, arremata o gestor.