05/06/2020 às 12:54

Testagem itinerante fez 2,7 mil exames na quinta-feira (4)

Ação, realizada em nove áreas do DF, detectou a Covid-19 em 204 pessoas

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Mais 2.721 moradores das regiões vulneráveis do DF fizeram, nesta quinta-feira (4), o teste rápido que detecta o novo coronavírus. A Covid-19 foi identificada em 204 exames, e, mais uma vez, a Estrutural registrou maior número de casos dentre as áreas que receberam a ação da Secretaria de Saúde (SES). Foram 44 infecções confirmadas num total de 263 exames feitos. No Sol Nascente/Pôr do Sol foram feitos 300 testes que registraram a doença em 34 moradores da região.

Duas áreas da zona rural do Itapoã receberam a testagem pela primeira vez no Casai e no Espaço Dois Irmãos. Nessas áreas foram feitos 370 exames com 25 confirmações. Na área urbana, o primeiro dia de testagem na Guariroba resultou em 12 infecções de um total de 310 testes aplicados.

Regiões abrangidas

A ação tem como objetivo levar os testes para as regiões não alcançadas pelo sistema drive-thru. O exame deve ser feito por pessoas sintomáticas, uma vez que a detecção dos anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus costuma ser mais precisa a partir do sétimo dia de exposição ao vírus.

Durante a testagem, máscaras de tecido e kits de higiene e saúde bucal são distribuídos à população. Além disso, as equipes da SES reforçam as orientações quanto às medidas de prevenção.

Diferentemente do que ocorre nos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site. Contudo, a equipe de saúde pode efetuar o cadastro na hora, caso a pessoa ainda não o tenha. O resultado é entregue em até 20 minutos.

Balanço dos exames

Ao todo, a testagem itinerante já fez 28.242 exames e confirmou a infecção em 1.759 cidadãos. A Estrutural, que começou a testagem em 25 de maio, já aplicou 3.395 exames e detectou a Covid-19 em 599 pessoas. São Sebastião fez 3.881 testes e identificou o coronavírus 184 vezes.

A região da Cobra Coral foi a única a não registrar a doença durante a ação ocorrida em 22 de maio. Os menores números de testes positivos foram observados no Varjão (1), Vila Telebrasília e Escola Classe Jardim II, com dois em cada; no Paranoá e Engenho das Lages (4).

 

 

 

* Com informações da SES