06/06/2020 às 16:13, atualizado em 08/06/2020 às 13:04

Ação para combater a Covid-19 no Sol Nascente/Pôr do Sol

Servidores de diversos órgãos distribuem máscaras, fiscalizam áreas de circulação e orientam a população sobre importância da prevenção ao coronavírus

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Equipes do GDF estiveram presentes neste sábado (6) nas ruas do Sol Nascente/Pôr do Sol em uma importante missão: orientar e conscientizar a população da região no combate ao novo coronavírus, além de distribuir quatro mil máscaras para os moradores. Juntamente com o Sol Nascente/Pôr do Sol, ações deste tipo também acontecem em Ceilândia, Samambaia e Estrutural, regiões administrativas onde o número de casos confirmados da Covid-19 apresentam crescimento e estão recebendo um reforço do governo no combate à pandemia.

“Antes que aconteça o pior nestas regiões, a gente está prevenindo”, resume Bete Guilherme, chefe da Unidade de Projetos Especiais da Segov. “O governador escolheu estes locais por conta de projeções ascendentes do contágio pelo novo coronavírus. Estamos trazendo carro de som, colocamos dez letreiros nas regiões administrativas alertando e falando dos riscos da doença”, complementa.

Moradora do Sol Nascente, a manicure Keryanny da Silva ganhou máscaras para ela e para outras quatro pessoas que moram em sua casa. Natural de Belém (PA), ela conta que seus familiares que moram na região Norte estão sofrendo com a pandemia do novo coronavírus. “Da minha família que está em Belém, cinco pessoas já se infectaram, e infelizmente meu avô faleceu da doença no mês passado. A gente nunca acha que é sério até chegar na nossa família”, relata.

Uma preocupação de todos

Com o aumento no número de casos confirmados da Covid-19 na região, a mobilização no combate à pandemia tem unido poder público, sociedade civil e o empresariado. “O GDF está empenhado com essa conscientização para não termos que aplicar métodos mais rígidos, como o lockdown. Os empresários têm nos procurado e pedem ajuda para que eles não voltem a fechar. Isso é benéfico para todos, e precisamos que as pessoas se conscientizem dessa necessidade”, afirma Goudim Carneiro, administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol.

Com 1.619 ocorrências positivas da Covid-19, de acordo com o último boletim informativo da Secretaria de Saúde, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol aparecem como a região mais afetada pelo novo coronavírus em todo o DF. “A população tem que entender que não tem dois lados, agora é um só: somos nós contra o vírus. As pessoas tem que entender que o sacrifício de permanecer em isolamento social também é uma demonstração de amor ao próximo”, argumenta o administrador.

Participaram da força-tarefa funcionários da Secretaria de Governo (Segov), Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, Sanear-DF, DF Legal, Detran-DF, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do DF. As equipes percorreram ruas e avenidas do Pôr do Sol e trecho 1 e Nova Jerusalém, no Sol Nascente. Neste domingo (7), as equipes estarão no Setor O e na QNR, em Ceilândia.

 Leia Mais:

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/06/05/entrega-de-mascaras-e-intensificada-em-ceilandia/

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/06/06/regioes-administrativas-lacram-as-academias-populares-ao-ar-livre/