06/06/2020 às 17:44, atualizado em 07/06/2020 às 13:42

Mais 7.515 testes para Covid-19 no modelo drive-thru

Maior número de casos confirmados foi no Paranoá e no Riacho Fundo I

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

A Secretaria de Saúde continua testando a população do Distrito Federal para avaliar o cenário epidemiológico de infecções pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Nesta sexta-feira (5), os dez pontos de drive-thru montados em dez regiões administrativas receberam 7.515 pessoas que fizeram o teste rápido para a Covid-19. A doença foi confirmada em 639 pessoas. Somando todos os dias da ação, que começou em 21 de abril, 159.934 testes foram aplicados com 6.101 confirmações.

As duas unidades que mais registraram a doença, na ação desta sexta, foram os postos do Paranoá (que recebe os moradores da região, São Sebastião, Itapoã, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e Lago Sul), com 130 infecções confirmadas e do Riacho Fundo I (que também testa quem mora no Riacho Fundo II), que confirmou o vírus em 92 cidadãos. O posto instalado no Estádio Bezerrão, no Gama, realizou 659 exames e registrou 82 novos casos confirmados para o coronavírus.

Somados todos os dias da ação, a unidade montada no Paranoá apresenta os maiores registros, com 842 pessoas infectadas, seguida pelo drive da faculdade Iesb, em Ceilândia, que testou 841 casos.

A Secretaria de Saúde lembra que o teste é indicado para pessoas sintomáticas e que a realização do exame rápido, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus, não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atendimento

 A testagem por drive-thru ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Para fazer o teste é necessário fazer um cadastro no site testa.df.gov.br. Após se cadastrar, o usuário pode agendar o exame na unidade que atende a região em que reside.

O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar novamente na página da Testagem em Massa e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

As pessoas que chegarem aos pontos de testagem com sintomas mais agravados têm a possibilidade de fazer o teste swab – quando coleta-se material da garganta e do nariz com um cotonete, para a amostra ser analisada em laboratório. Nesse caso, o resultado sai em até 48 horas.

Em circunstâncias mais graves, o paciente já pode ser direcionado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19. A Secretaria de Saúde frisa que todos os casos confirmados devem ser notificados.

Novo drive

 A partir de segunda-feira (8), os moradores do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e da Cidade Estrutural poderão fazer o exame na unidade que será montada no Estacionamento da Administração Regional do SIA. Com isso, a unidade do ParkShopping será desativada.

A Secretaria de Saúde destaca que a pessoa que apresentar sintomas da doença causada pelo coronavírus, e que não resida nas áreas de cobertura dos drives, devem procurar as unidades básicas de saúde que oferecem atendimento para covid. Essas UBSs estão abastecidas com os kits de testes rápidos e aptas para prestar esse atendimento.

*Com informações da Secretaria de Saúde