10/06/2020 às 11:03

Saúde já fez mais de 174 mil testes rápidos por drive-thru

Exames, até agora, tiveram 7.381 casos de coronavírus confirmados

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Mais 6.971 testes rápidos para detectar a Covid-19 foram feitos na última terça-feira (9) em dez pontos de drive-thru no DF, tendo sido confirmados 673 casos da doença causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2). A presença do vírus foi detectada em 7.381 exames, dentre os 174.199 já aplicados.

O posto montado no Paranoá (que também recebe os moradores de São Sebastião, Itapoã, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e Lago Sul) foi o que mais apresentou registros positivos, com 180 confirmações. O do Gama (que testa quem mora em Santa Maria), confirmou o vírus em 88 cidadãos.

Já a unidade de Sobradinho II (que abrange Sobradinho I) aplicou 669 exames, com 85 confirmações. Em Samambaia, onde também são atendidos moradores do Recanto das Emas, foram confirmados 84 novos casos de coronavírus.

A Secretaria de Saúde (SES) lembra que o teste é indicado para pessoas sintomáticas. O exame rápido, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus, não descarta, diante da ocorrência de sintomas, a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atendimento e unidades

A testagem por drive-thru ocorre de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, das 8h às 17h. Para fazer o exame, é necessário realizar o cadastro no site da SES. Após esse procedimento, o usuário pode agendar o teste na unidade que atende a região em que reside.

O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, basta entrar novamente na página da testagem em massa e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

O DF conta com 172 unidades básicas de saúde, que oferecem acolhimento e atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Pessoas que apresentem sintomas e residam em regiões não atendidas podem buscar a UBS mais próxima de casa. Na unidade, o paciente será avaliado pelas equipes de Saúde da Família, que definirão o tipo de exame a ser aplicado.

* Com informações da SES