13/06/2020 às 16:33

Saúde fornece capacitação para testagem de Covid-19 a gestores do Entorno

Na próxima segunda-feira (15), Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso receberão testes rápidos

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Saúde recebeu nesta semana gestores de saúde de quatro municípios do Entorno do Distrito Federal para uma capacitação de testagem rápida para Covid-19. Na próxima segunda-feira (15), Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso receberão testes rápidos e iniciarão a testagem em massa nesses locais.

A ação decorre de um pacto interfederativo entre os governos do Distrito Federal e de Goiás, que prevê uma cooperação entre as unidades da Federação para testagem da população e também outras ações de enfrentamento, como vigilância epidemiológica e troca de informações, como explica o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares.

“Prevemos que as duas secretarias de Saúde se comuniquem para que possamos ter uma regulação de leitos, de exames e um fluxo entre pacientes construído entre todos os municípios que têm contato direto com o Distrito Federal”, afirma Ricardo Tavares.

Apesar do atual momento de pandemia, o secretário adjunto explica que a cooperação entre os estados irá continuar e pode beneficiar 33 municípios que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), dos quais 12 fazem fronteira com o DF.

A coordenadora de Atenção Básica do Novo Gama, Denise Araújo, considera o alinhamento entre Distrito Federal e Goiás fundamental para o combate ao coronavírus. “O Covid-19 é uma coisa nova. É uma patologia que ainda estamos conhecemos. Então, estamos aqui para alinhar os protocolos e melhorar o conhecimento sobre os testes que passarão a ser realizados”, disse.

Oito gestores de saúde do Entorno participaram do treinamento, que foi conduzido pelo diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Saulo Jacinto. “Esta capacitação foi um grande avanço para o DF e para os gestores municipais que estiveram presentes. Um momento de sanar dúvidas com relação à testagem e passar um pouco da nossa experiência exitosa, pois hoje o DF é o ente federativo que mais realiza testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus”, destacou.

* Com informações da Secretaria de Saúde