15/6/20 13:23
Atualizado em 15/6/20 às 15:02

Campo de futebol é nivelado em Taguatinga Sul 

Perto do terreno também foi construída uma rotatória para diminuir acidentes entre veículos

Há dez anos os moradores reivindicam obras no campo. Trabalhos são executados por meio da Novacap e da administração |  Foto: Divulgação

Um campo de futebol de 20m X 10m ao lado do Setor de Oficinas, em Taguatinga Sul, está sendo nivelado. A ação contempla um pedido de dez anos de moradores da região que praticam esportes no local. Segundo os usuários, a irregularidade do espaço público dificultava a prática de atividades de cerca de mil pessoas que utilizam o terreno todos os dias.

“Na hora do almoço, muitos funcionários jogavam futebol lá, e aos fins de semana era cheio”, lembra César Pereira, 63 anos, líder comunitário em Taguatinga Sul e dono de uma oficina ao lado do campo. “Algumas pessoas utilizavam o local para jogar lixo. Acredito que agora terão mais consciência.”

O administrador de Taguatinga, Geraldo César de Araújo, informa que, além dos servidores do órgão, a obra conta com a parceria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e está em fase de terraplanagem. “Na próxima semana, faremos o nivelamento e finalizaremos os trabalhos”, garante.

Segurança 

Em frente ao campo, a administração regional construiu uma rotatória, devido ao número elevado de acidentes entre veículos – outra reivindicação antiga dos moradores. “Às vezes, havia duas batidas por dia, era muito constante”, conta César Pereira. “Desde que o balão foi construído, não aconteceu mais”.

Geraldo Araújo ressalta a importância de pequenas obras para melhorar o dia a dia dos moradores. “Geralmente, são reparos que eles pediam há anos e que conseguimos fazer com recursos e mão de obra da própria administração”, conta. “A comunidade reconhece e comenta o tanto que esse tipo de ação muda o cotidiano”.

Calçadas 

Segunda solicitação mais frequente dos moradores encaminhada à Ouvidoria do DF – a primeira é o reparo de asfalto – , as reformas em calçadas em Taguatinga chegam a quase 5 km. O investimento, de R$ 820 mil, foi feito por meio da Novacap e da Secretaria de Obras e Infraestrutura, entre 2019 e junho deste ano.

A mais recente reforma acontece agora na QNL. Iniciadas esta semana, as obras seguem em ritmo acelerado e compreendem 2,7 mil metros de pisos cimentados que vão do Detran à Avenida Hélio Prates, próximo ao Shopping JK.

Também são beneficiados com esse projeto os passeios das avenidas Samdu Norte e Elmo Serejo, a calçada que vai da frente do Detran de Taguatinga até a Delegacia da Criança e do Adolescente II, o piso da Super Adega ao Parque Saburo Onoyama e a passarela do campo de futebol do Setor C Norte.