15/06/2020 às 18:57, atualizado em 25/06/2020 às 18:19

Professores dos COPs reforçam campanha de doação de sangue

Grupo esteve no Hemocentro e vai compartilhar a experiência com os alunos

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

| Foto: Secretaria de Esporte e Lazer / Divulgação

Está em curso neste mês a campanha Junho Vermelho, iniciativa de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Com isso, diversos setores da sociedade alertam para a necessidade de doação contínua, causa que fica ainda mais relevante neste período de pandemia de Covid-19. Em todo o país diminuiu a quantidade de bolsas de sangue disponíveis nos hemocentros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
“Doar sangue é preservar vidas. Estamos vivendo um período muito delicado, as pessoas estão com medo de sair de casa e de frequentarem ambientes hospitalares, mas precisamos alertar sobre a necessidade da doação”, defendeu Natália Chaves, pedagoga do Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Planaltina.

Natália faz parte do grupo de professores do Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina que foi doar sangue, no Hemocentro de Brasília, nesta segunda-feira (15). A ação serviu também para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho.

Secretária de Esporte e Lazer (SEL), Celina Leão diz acreditar que a iniciativa reforça a mensagem de conscientização entre os alunos.

“Professores dos centros olímpicos e paralímpicos são espelhos para os nossos alunos. Isto torna a ação ainda mais valiosa – além de doarem sangue, eles passam a importância desta ação para a população”, destacou Celina.

| Foto: Secretaria de Esporte e Lazer / Divulgação

Durante o mês, aproximadamente 40 professores dos centros olímpicos e paralímpicos de Brazlândia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria e Planaltina vão passar pelo hemocentro da capital. Coordenadora do COP de Planaltina, Ana Paula Trindade é uma das idealizadoras do projeto.

“No início do ano fazemos um planejamento com diversos temas transversais para trabalharmos com os alunos durante o ano. Nesta ação, além de doar sangue, nosso objetivo é passar a  mensagem de importância para eles. Esta iniciativa é uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com o Idecace [Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação]”, explicou.

A coordenadora do Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina também destaca que, neste período de distanciamento social, os professores não deixam os alunos desassistidos. “Por meio das redes sociais e do Whastapp estamos mandando informações e dicas de aulas para eles. Sabemos que este é um momento muito sensível e queremos ajudar”, arremata.

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer