17/06/2020 às 19:41, atualizado em 18/06/2020 às 11:06

Ampliada carga horária na Região de Saúde Oeste

Profissionais beneficiados atuam na linha de frente nas unidades de Ceilândia e Brazlândia

Por Agência Brasília * | Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal concedeu aumento de carga horária para 136 servidores lotados nos hospitais regionais de Ceilândia e de Brazlândia. Antes, os profissionais trabalhavam 20 horas semanais, agora  serão 40. A publicação saiu nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A amplificação foi para 83 servidores do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e 53 do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz).

O horário acrescido na carga horária do servidor foi para a área de enfermagem dos setores de emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros serviços relacionados à assistência direta ao paciente. No entanto, médicos, enfermeiros, profissionais do laboratório e do administrativo e especialistas também foram beneficiados.

“Essas ampliações garantem às unidades contempladas melhores condições para gerenciar o agravamento do déficit de pessoal em razão da pandemia. O absenteísmo por adoecimento dos servidores da linha de frente inviabiliza as escalas e sobrecarrega os demais servidores em atividade”, avalia a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida.

De acordo com a gestora, muitos profissionais estão se afastando por estresse, esgotamento mental e depressão, além dos casos de Covid-19. “A gestão central está preocupada em garantir as condições de trabalho necessárias. Para tanto, dentre outras ações viabilizou a ampliação de carga horária”, informa.

Horas a mais 

Segundo Silene, a estratégia adotada pela gestão é ampliar carga horária de acordo com o serviço, considerando se vai haver a abertura ou aumento de um serviço em setores onde a situação é mais crítica. Para isso, os gestores locais apresentam a demanda, que é analisada e instruída pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), anexando a justificativa técnica para concessão ou não do benefício pelo secretário da pasta.

“Essa é a etapa de autuação e instrução. Para a execução, dependemos da análise da equipe da Secretaria de Economia, que é a área competente para deliberar sobre orçamento e financeiro”, explica.

Necessidade

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, instalou o gabinete especial em Ceilândia no dia 4 de junho e constatou a necessidade da ampliação de carga horária para fortalecer as equipes que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, além de outras medidas como ampliação de leitos de UTI e instalação do hospital de campanha ao lado do HRC.

Diante disso, ele solicitou à superintendência que levantasse as necessidades de ampliação dos horários dos setores mais críticos da Região Oeste para que fossem empreendidas gestões junto à Secretaria de Economia com o objetivo de liberação do orçamento e recurso financeiro. Na oportunidade, o vice-governador do DF, Paco Britto, esteve na visita e na instalação do gabinete e garantiu o apoio para a concretização da demanda.

“Os servidores são o nosso capital mais valioso. Desde o início dessa gestão, sob a determinação do Governador Ibaneis, temos envidado esforços para valorizar os profissionais de saúde. Essa ampliação atende à necessidade da rede e contempla quem está na linha de frente dessa guerra! Reconhecemos o valor de nossas equipes!” finaliza o Secretário de Saúde.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde