17/06/2020 às 12:09

Base treina profissionais para atuar em UTI de Covid-19

Preparação vai dar mais segurança aos pacientes e evitar contágio dos colaboradores

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

Mais de cem profissionais de saúde do Hospital de Base, finalizaram, nesta terça (16), uma semana de treinamento para atuar nas UTIs com pacientes acometidos pela Covid-19. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas – todos com formação e tempo de atendimento nas unidades de saúde – se preparam, agora, para evitar ao máximo, o contágio ao lidar com pacientes graves.

Como a Covid é uma doença nova e altamente contagiante. Por isso, segundo o diretor-presidente do Instituto de Saúde (Iges-DF), Sergio Costa,foram estabelecidos protocolos e procedimentos específicos para lidar com a nova situação. Os treinamentos dentro das UTIs, segundo o diretor, servem exatamente para proteger os colaboradores e dar mais segurança ao paciente.

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Sérgio Costa lembra que essa preparação dos profissionais é mais uma medida tomada pela rede de saúde pública, seguindo orientações do governador Ibaneis Rocha, “para que o combate à Covid-19 seja eficaz e eficiente e aconteça da maneira mais segura possível para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus”.

“A primeira barreira que a gente rompe é a do medo” afirma Luanna Camaro, chefe do serviço de enfermagem das UTIs e responsável pelo treinamento da equipe. Depois, cria-se um vínculo de confiança entre todos, porque ninguém atua sozinho dentro de uma UTI.” É um trabalho em grupo cujo melhor resultado está em dar alta ao paciente e mandá-lo de volta pra casa”, reforça.

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Todos fazem e refazem os cuidados mais de uma vez. Tudo começa na paramentação. Limpeza das mãos, máscaras, óculos, touca, máscaras Face Shield, luvas, capotes amarrados para trás, e mais uma luva. Depois tudo se repete no sentido inverso com muito mais cuidado porque os equipamentos já poderão estar contaminados.

Juliana Alves é fisioterapeuta com longo tempo dentro de UTI. Para ela a novidade é a possibilidade de contágio. E por isso acredita que os treinamentos são importantes.

Brenda Nunes, técnica de enfermagem, diz que já trabalha com pacientes da Covid e considera importante aprender o manejo correto do paciente e a maneira certa de ajustar os equipamentos com segurança. “O treinamento nos garante isso”, conclui.

* Com informações do Iges-DF