17/06/2020 às 10:30, atualizado em 17/06/2020 às 12:53

Mais de 11 mil casos foram detectados por meio de exames em drive-thru

Testagem no DF começou em 21 de abril, com quase 200 mil aferições já realizadas

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Quase dois meses após o início da testagem rápida para identificar o novo coronavírus na população do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES) já fez 197.011 testes rápidos por meio do sistema drive-thru. O vírus foi confirmado em 11.063 exames, que são realizados diariamente em dez pontos montados em dez regiões administrativas (RAs).

O exame é simples, seguro e feito em poucos minutos com a coleta de gotas de sangue. O cidadão que deseja se submeter ao teste deve fazer o agendamento pela internet.  Mas, antes disso, é preciso estar atento a algumas recomendações, como apresentar sintomas da doença há pelo menos sete dias – período em que o exame detecta com maior precisão a existência do vírus no organismo humano.

Em caso de sintomas mais agravados, a orientação da SES é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A recomendação também vale para quem apresenta sintomas e não reside nas áreas cobertas pelos drive-thrus.

O DF tem 172 UBSs, todas com atendimento disponível a pessoas com suspeita da doença. A testagem para a Covid-19 foi intensificada em 78 unidades que oferecem tanto o teste rápido quando o do modelo RT-PCR (swab). A população do DF também conta com o TeleCovid, acessível pelos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Casos confirmados

Os 5.014 testes aplicados na última terça-feira (16) detectaram o Sars-CoV-2 em 1.062 pessoas. O drive-thru do Paranoá, que atende as cidades da Região de Saúde Leste, fez 479 exames, com 161 resultados positivos. A unidade concentra o maior número de casos confirmados nessa modalidade de testagem: 1.909 detecções em 13.214 testes feitos.

Já o posto de Taguatinga, que fica JK Shopping e também atende moradores de Ceilândia, registrou 155 novos casos. Por sua vez, o de São Sebastião (que atende toda a Região Leste) fez 496 testes com 150 positivos.

Atendimento

Os pontos de testagem funcionam diariamente, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. As vagas são liberadas na página de marcação do exame nas noites de segunda, quarta e sábado. O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar no site e autorizar o envio da conclusão do exame ao e-mail cadastrado.

Locais de testagem

Os postos de testagem podem mudar de local conforme a situação epidemiológica em cada região. Confira, abaixo, a localização de todos os pontos de testagem drive-thru no Distrito Federal até a próxima sexta-feira (19).

Arte: Divulgação/SES

* Com informações da SES