17/06/2020 às 16:26, atualizado em 16/04/2024 às 15:06

UBS 2 de Santa Maria cria estações de higienização

Equipamentos da tenda de atendimento para Covid-19 foram confeccionados com canos, papel filme e plástico

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Servidores da UBS 2 de Santa Maria usaram a criatividade para equipar o local que funciona para atender pacientes suspeitos de Covid-19. Na tenda são feitos atendimentos aos pacientes com sintomas respiratórios de Santa Maria Norte e pessoas encaminhados por outras unidades de saúde para testagem ou coleta de swab, exame feito com cotonete. Os equipamentos foram feitos com canos soldáveis e alguns materiais de higiene pessoal, com isso foram criadas estações de proteção, lavagem e desinfecção para os profissionais de saúde que atendem no espaço.

O acionamento dos dispensers de álcool em gel e sabonete pode ser feito com os pés, sem risco de contaminação. Foi criada também uma espécie de cuba de proteção para os dentistas que prestam atendimento na tenda. Os aparelhos foram montados por um vigilante da unidade.

O equipamento é acionado com os pés e evita contato direto para fazer a higienização das mãos. Fotos: Divulgação

A demanda surgiu dos médicos e enfermeiros que prestam atendimento aos moradores de Santa Maria. “Essas tendas geralmente não possuem um local para lavar as mãos, daí os servidores tiveram essa ideia e viabilizaram a compra dos equipamentos”, explica Carla Abreu, enfermeira da unidade.

Além da criatividade, a união e a solidariedade também foi um dos motores desta ação dos servidores, como explica o supervisor da UBS 2 de Santa Maria, Wendel José. “Todos os materiais que nós usamos fomos nós, os servidores da unidade, que juntamos, fizemos uma vaquinha e compramos os materiais e os equipamentos”, relata Wendel.

*Com informações Agência Saúde