18/06/2020 às 10:55, atualizado em 18/06/2020 às 11:03

Mais de 235 mil testes rápidos itinerantes e em drive-thru

Covid-19 foi confirmada em 14.151 exames realizados nas duas modalidades

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

DF tem 172 UBSs e todas oferecem atendimento para quem estiver com suspeita da doença | Foto: Geovana Albuquerque / Secretaria de Saúde

Em duas modalidades de testagem rápida que a Secretaria de Saúde oferece à população do Distrito Federal, o drive-thru e a testagem itinerante, já foram feitos 235.422 testes que detectaram o coronavírus 14.151 vezes. Na modalidade itinerante, dos 33.861 exames aplicados até a última quarta-feira (17), o vírus foi confirmado em 2.228 deles. Já no sistema de atendimento em automóveis, 201.561 testes foram feitos, com 11.923 resultados positivos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A testagem itinerante passou pela região da Ponte Alta do Gama nas últimas terça (16) e quarta-feiras (17). No primeiro dia foram testadas 766 pessoas, com 39 detecções do coronavírus.

No dia seguinte, 844 exames e 16 positivos. Os testes foram realizados em três localidades da região. Essa modalidade começou a ser disponibilizada no dia 25 de maio e a Estrutural foi a região com o maior número de testes positivos: 657. São Sebastião foi a segunda região com mais registros: 184.

Por drive-thru, o DF conta com dez postos em dez regiões administrativas. Foram feitos, na última quarta-feira, 4.550 exames com 860 confirmações. No drive do Paranoá, que atende às cidades da Região de Saúde Leste, 122 testes deram positivo. Em Taguatinga, que também recebe moradores de Ceilândia, 112 casos foram confirmados. O ponto de Ceilândia, que atende também ao Pôr do Sol, foram 99 detecções.

Veja a tabela com os dados completos:

O exame é simples, seguro e feito em poucos minutos com a coleta de gotas de sangue. O cidadão que deseja fazer o teste deve fazer o agendamento pela internet, no site teste.df.gov.br. O teste é indicado para pessoas com sintomas da doença há pelo menos sete dias – período em que são detectáveis com mais precisão os anticorpos produzidos pelo organismo humano para enfrentar o vírus.

Unidades básicas

Em caso de sintomas mais agravados, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para ser atendido, avaliado e, possivelmente, para fazer um exame complementar. Isso também vale para quem apresenta sintomas e não reside nas áreas cobertas pelos postos de drive-thru.

O Distrito Federal tem 172 UBSs e todas oferecem atendimento para quem estiver com suspeita da doença. A testagem para a Covid-19 foi intensificada em 78 unidades que oferecem os testes rápido e o RT-PCR (swab).

A população do DF também conta com o TeleCovid pelos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Atendimento

Os pontos de testagem funcionam diariamente, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. As vagas são liberadas na página de marcação do exame nas noites de segunda, quarta e sábado.

O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar no site e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

Os postos de testagem podem mudar de local conforme a situação epidemiológica em cada região. Confira abaixo a localização de todos os pontos de testagem drive-thru no Distrito Federal até a próxima sexta-feira (19).

 

* Com informações da Secretaria de Saúde