19/06/2020 às 09:19

Emergência do Hospital do Guará será ampliada

Área terá mais 13 leitos para internação de atendimentos exclusivos da clínica médica

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

O atendimento no pronto-socorro de Clínica Médica do Hospital Regional do Guará (HRGu) passará por reestruturação e ganhará mais 13 leitos para internação na área da pediatria. Os novos leitos funcionarão a partir de 23 deste mês. O novo alinhamento é temporário e atende à necessidade do aumento significativo da taxa de ocupação e atendimentos na Unidade de Clínica Médica, ficando muitas vezes superlotada. 

Na pediatria, o atendimento emergencial permanecerá normal, mas as internações serão reguladas para o Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) e Hospital Regional da Asa Norte (Hran), a depender do perfil do paciente, e conforme pactuação já realizada.

Em todo processo foi feito levantamento de dados de atendimento e ocupação. A estratégia adotada pelos gestores do HRGu levou em consideração os dados diários e a dinâmica de atendimento que precisa assegurar a saúde dos pacientes e profissionais. 

O levantamento feito revelou uma taxa de ocupação média de 180% no atendimento e internação dos pacientes da Clínica Médica. Já na pediatria, esse índice gira em torno de 6%. Segundo o médico e diretor hospitalar do HRGu, Ronan Garcia, esse indicador pode ser reflexo das medidas de isolamento social e ausência temporária das aulas, evitando assim a transmissão de doenças infectocontagiosas.

“Adotamos essas medidas para melhor atender os pacientes que mais têm demandado cuidados na Unidade. Vale ressaltar que a pediatria não foi desconsiderada e segue atuante. Os leitos foram redistribuídos visando atender às demandas crescentes”, conta Ronan Garcia. 

Ele lembra que o hospital estava registrando uma superlotação diária na Clínica Médica   – sendo que, na pediatria, o número de atendimentos caiu expressivamente frente à pandemia da Covid-19. 

“O período normal da sazonalidade de doenças pediátricas típicas da estação foi amenizado quando comparado aos anos anteriores. O confinamento contribuiu para evitar o contágio entre as crianças pelas doenças infecciosas características dessa época no DF. Com isso, estamos otimizando o espaço para atender mais pacientes na Clínica Médica”, ressaltou Ronan.

[Numeralha titulo_grande=”3,2 mil” texto=”é a quantidade atendida nas duas emergências do HRGu por mês” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O HRGu atende, em média, de 3,2 mil pacientes por mês somando as duas áreas atendidas na emergência. Esse número, segundo a direção, tende a permanecer. Todavia, no momento, cerca de 92% desses atendimentos são exclusivos da Clínica Médica. 

Dessa forma, o atendimento emergencial da unidade permanece normal e a internação seguirá com o remanejamento de fluxo, até que as internações da clínica médica diminuam para o retorno completo da internação da pediatria. 

A área de observação, medicação e atendimento de porta, continuam sem alterações. Caso o pediatra assistente indique internação, o fluxo será remanejado para Hmib ou Hran conforme o perfil do paciente. Atualmente, o hospital também está em processo de abertura da Sala Vermelha de suporte avançado para a pediatria.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF