19/6/20 19:27
Atualizado em 19/6/20 às 20:57

Saúde recebe doação de 34,5 mil EPIs e insumos

Empresa JBS doou máscaras cirúrgicas, aventais, propés, toucas, protetor viseira, além de álcool líquido e em gel

Máscaras cirúrgicas, aventais, toucas, álcool (líquido e em gel) e outros itens lotam caminhão | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu na tarde desta sexta-feira (19) mais de 34,5 mil itens de equipamento de proteção individual (EPI) e insumos hospitalares para o combate ao coronavírus. A doação foi feita pela empresa JBS S.A. e contou com a indicação do Todos Contra a Covid, programa coordenado pelo vice-governador do DF, Paco Britto, que escolheu duas unidades de Samambaia para receber os produtos: a UPA e o Hospital Regional.

Um caminhão – repleto de caixas com máscaras cirúrgicas, aventais, propés, toucas, protetor viseira, além de álcool líquido e em gel – estacionou, logo no início da tarde, para descarregar os produtos no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O material foi recebido e conferido pelo secretário-adjunto Executivo de Saúde, Paulo Ricardo Silva, pelo representante do programa do GDF, embaixador Pedro Luiz, e pelo chefe de gabinete do vice-governador, Paulo César Chaves – já que Paco cumpre quarentena após ter sido diagnosticado com Covid-19 no último domingo.

“Iniciativas como essas são muito importantes neste momento, pois estamos em guerra contra o vírus e os EPIs nunca são demais. Eles são imprescindíveis para evitar o adoecimento dos nosso profissionais”, agradeceu o secretário-adjunto de Saúde.

Paulo Ricardo também ressaltou que doações de empresas aptas a ajudar o governo neste momento de crise sanitária são “muito bem-vindas”. “A parte da secretaria tem sido feita com campanhas e ações, protegendo os profissionais de saúde, atendendo os que precisam do Sistema Único de Saúde, mas essa corrente do bem é muito importante”, completou.

JBS cede ao DF hospital que será inaugurado em Ceilândia nos próximos 35 dias | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

De acordo com o gerente geral da JBS em Brasília, Frank Felix, a empresa está doando, durante a pandemia de Covid-19, R$ 700 milhões em produtos para todo o mundo. Somente para o Brasil são R$ 400 milhões. “Já emprenhamos cerca de 80% deste valor”, destacou.

Para o Distrito Federal, além das doações de EPIs e insumos, cestas básicas e proteínas para a população carente, recentemente a JBS doou um hospital que será inaugurado em Ceilândia nos próximos 35 dias. “Investimos, nessa unidade de saúde, R$ 11 milhões. E não é um hospital de campanha, mas um legado que a empresa está deixando para a cidade”, destacou.

Em nome do governador Ibaneis Rocha e do vice-governador, Paulo César Chaves lembrou que o Brasil possui mais de 5.600 municípios e que, diante desse universo de localidades, o fato de Brasília ter sido escolhida para doações da empresa é motivo de muita alegria. “É um belo gesto. Obrigado por escolherem a nossa cidade para ser agraciada com tantas doações e, principalmente, com um hospital, que será de grande importância para nossa população”, comemorou.

Saúde recebe doação de 34,5 mil equipamentos de proteção e insumos