19/06/2020 às 11:27

Um passeio virtual pela 308 Sul, quadra modelo de Brasília

Promovido pela Secretaria de Turismo, evento on-line será transmitido ao vivo neste sábado (20)

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Quadra modelo 308 Sul - Foto Luís Tajes/Setur-DF

Uma das primeiras quadras residenciais do Plano Piloto, a 308 tem como diferenciais a arquitetura e o paisagismo | Fotos: Divulgação / Setur

Focada na busca de soluções criativas para fortalecer o turismo na capital federal mesmo em tempos de pandemia, a Secretaria de Turismo (Setur) promove, no sábado (20), a partir das 10h, a segunda visita guiada do Live Tour Brasília. Lançado na semana passada, o projeto apresenta roteiros temáticos do DF.

Agora, a população é convidada a conhecer um espaço cheio de curiosidades e história: a Superquadra Sul 308, construída para servir de referência às outras superquadras do Plano Piloto e conhecida como a quadra modelo de Brasília. Esse é um passeio que merece ser feito sem pressa.

“As viagens virtuais são uma nova maneira de vivenciar as cidades e aguçar ainda mais a curiosidade em conhecer pessoalmente esses locais”, explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Não é comum podermos contratar um guia de turismo específico para estar conosco nesse momento e mostrar, com riqueza de detalhes, todos os pontos desse atrativo, então encontramos uma forma de nos adequar à nova realidade, reinventando o turismo, mas sempre atentos e acompanhando as mudanças.”

Quadra modelo 308 Sul - Foto Luís Tajes/Setur-DF

Quadra modelo

A 308 Sul é diferenciada por se tratar de um projeto urbanístico de Lucio Costa, com paisagismo de Burle Marx, azulejos de Athos Bulcão e destaques como a Igrejinha e a Escola Parque idealizada por Oscar Niemeyer. O passeio é uma verdadeira aula de arquitetura e urbanismo, reunindo, num só endereço, a assinatura dos homens que tornaram Brasília única.

Quadra modelo SQS 308 Sul - Foto Luís Tajes/Setur-DF

Fundada em 1962, a superquadra segue os padrões imaginados no plano original e tem toda a infraestrutura para atender os moradores. A ideia foi reunir, nas proximidades, todos os serviços necessários à comunidade local: clube, biblioteca, escola, jardim de infância, igreja, teatro e comércio, sem descuidar da estética e do meio ambiente.

Visita guiada

  • Todo sábado, às 10h, no canal @seturdf do Instagram

* Com informações da Setur