20/6/20 9:24
Atualizado em 19/10/20 às 9:03

Atualização diária das medidas de combate pelo GDF

Fiscalização do cumprimento de protocolos de segurança sanitária prosseguem e atendimentos são flexibilizados em serviços do governo

* Conteúdo atualizado às 8h58 de segunda-feira (19)

Fiscalização rigorosa

O GDF permanece realizando fiscalizações constantes em estabelecimentos comerciais de toda a capital para checar o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, inclusive nos fins de semana. Já foram 3.754 ações de fiscalização, que resultaram em 214 autos de infração expedidos por irregularidades encontradas durante as abordagens e 26 interdições. As equipes de fiscalização realizam cerca de 200 inspeções por dia, sendo 15% delas oriundas de denúncias feitas pelo sistema de Ouvidoria do GDF.

Ação itinerante 

Os serviços da ação itinerante Sua Vida Vale Muito esteve na Estrutural. A iniciativa da  Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) atende e orienta idosos e familiares sobre a Covid-19, além de oferecer outros serviços gratuitos para a população.

Núcleos de atendimento de volta 

Os núcleos de atendimento ao cidadão da Secretaria DF Legal voltam a funcionar, a partir desta segunda-feira (19). Ao todo, são dez pontos distribuídos pelas regiões administrativas, onde é possível ter informações sobre fiscalização e acessar serviços. Os núcleos se encontravam fechados desde março, por causa da pandemia de Covid-19, e os atendimentos estavam concentrados na sede da DF Legal, no SIA Trecho 3.

Aproveitamento de testes 

Com o objetivo de aproveitar ao máximo os 300 mil testes para detecção da Covid-19 doados pela Receita Federal, com vencimento para o dia 20 de outubro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, além de utilizar 88.750 deste quantitativo, doou 177.550 para municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride), evitando desperdício. No curto prazo de 82 dias, foram utilizados mais de 88% dos testes. 

Receitas por e-mail 

As três unidades da Farmácia de Componente Especializado, a popular Farmácia de Alto Custo, flexibilizaram o processo de atendimento à população do Distrito Federal diante do quadro atual de crise sanitária. Agora, os documentos de solicitação de primeira vez podem ser enviados via e-mail e as renovações habituais podem ser executadas de forma automática, sem necessidade de apresentação de receita ou do Laudo de Medicamento Especializado (LME) – nesse caso, a exceção são os medicamentos sujeitos a controle especial. 

Fim do hospital de campanha 

O Hospital de Campanha do Estádio Nacional Mané Garrincha (HCMG) fechou, marcando o início da execução do Plano de Desmobilização de Leitos da Covid-19. Desde 22 de maio, foram mais de 1,8 mil doentes com a doença, dos quais 1.787 voltaram para suas famílias e 32 não resistiram. Eles foram atendidos por um batalhão de dedicados profissionais, entre eles 129 médicos e 647 enfermeiros, além de técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais administrativos não-assistenciais que atuaram na logística, transporte, alimentação e segurança.

Para saber mais sobre outras medidas do GDF para combater a Covid-19, basta clicar no banner abaixo.