20/6/20 11:51
Atualizado em 20/6/20 às 12:00

Mutirão limpa e higieniza Setor Comercial Sul

Região recebeu carro fumacê, reforma em calçadas e retirada de lixo e entulho, além de doação de duas mil máscaras, entre outras ações

Foto: Divulgação
Vários órgãos do GDF participaram da ação, como o SLU. Foto: Divulgação

Pela segunda vez neste mês, o Setor Comercial Sul (SCS) recebeu várias ações do Governo do Distrito Federal (GDF). O programa Sanear-DF higienizou e sanitizou os corredores e plataformas do local para reforçar o combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – o Aedes aegypti – o carro fumacê também percorreu ruas e praças. 

Gerente de uma ótica da região, Antônio Leocy, 25 anos, comentou que o local estava precisando desses serviços. “Principalmente por causa do coronavírus e da dengue”, reforça. “Desde que foram retomadas as atividades do comércio aqui, o GDF higieniza e sanitiza duas ou três vezes por semana”, lembra.  

Em parceria com o programa GDF Presente, a operação trabalhou na manutenção e reconstrução de oito bocas de lobos e, ainda, reformou calçadas em frente ao posto policial. Com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), foram retirados oito caminhões de lixo e entulho. Ao mesmo tempo, os garis varreram e lavaram os becos do subsolo e calçadas, além de pintar os meios-fios. 

Laís Moura, 29 anos, gerente há uma ano de uma loja de joias, aprovou a operação do governo local. “Por ser uma área central e ter muita gente circulando, precisávamos desse tipo de ação”, ressalta. Dessa forma, nos sentimos mais protegidos contra o coronavírus e a dengue”, garante. 

A chefe da Unidade de Projetos da Secretaria de Governo (Segov), Beth Guilherme, explica que o objetivo foi desinfectar uma região que tem muitos comércios e grande circulação de pessoas. “O movimento no Setor Comercial Sul é grande. A meta é garantir que as lojas funcionem com segurança”, destaca. 

População vulnerável 

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) abordou pessoas em situação de rua para orientar sobre os serviços oferecidos pela pasta, principalmente neste período de frio, além de distribuir duas mil máscaras. A ação contou com a ajuda da Administração Regional do Plano Piloto, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Cerca de 60 pessoas participaram da operação. 

Em abril deste ano, as ruas do Setor Comercial Sul receberam uma limpeza reforçada, em parceria da Defesa Civil e do SLU. O objetivo foi diminuir o risco de contaminação por Covid-19 da população em situação de rua. Segundo a Sedes, mais de 300 pessoas vivem em situação vulnerável na área central do Plano Piloto. 

Galeria de Fotos

Mutirão limpa e higieniza Setor Comercial Sul