22/06/2020 às 17:55, atualizado em 22/06/2020 às 20:42

HRSM tem odontologia exclusiva para pacientes com Covid-19

Profissionais fazem higienização bucal de internados na UTI e de pacientes menos graves

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Pacientes em estado grave na UTI passam por higienização bucal frequente | Foto: Iges-DF

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) destinou três equipes de odontologia exclusivamente para fazer o atendimento diário de pacientes diagnosticados com a doença e internados na unidade. Referência para casos de Covid-19, o HRSM é administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Apesar dos desafios e riscos enfrentados durante pandemia, a rotina de cuidados é diária. Os pacientes que estão em estado grave na UTI passam por higienização bucal frequente. Já os demais pacientes menos graves internados recebem devidamente a assistência em casos emergenciais.

No total, três cirurgiões-dentistas, sete residentes e seis técnicos de saúde bucal dividem-se em três grupos para fazer o atendimento no leito. Cada equipe assiste em torno de 30 pacientes por dia na UTI Covid-19.

“Quando o paciente está menos grave, mas precisa de assistência especializada, ele também tem acesso a duas salas da odontologia exclusivas e bloqueadas especificadamente para esse atendimento”, contou a técnica de higiene bucal Vanessa Araújo.

Cada vez que um paciente com Covid-19 é atendido, o espaço passa por desinfecção e é necessário aguardar três horas para o próximo atendimento. “Prestar o serviço de odontologia para esses pacientes demonstra o comprometimento do Hospital Regional de Santa Maria mesmo durante a pandemia”, ressaltou o superintendente do HRSM, Olavo Muller.

Entenda

O Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM passou por diversas adequações para manter todos os serviços funcionando durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A equipe faz atendimentos de urgência, centro-cirúrgico para trauma de face e cirurgia bucomaxilofacial, além do atendimento de pessoas com necessidades especiais e de pacientes internados na UTI.

A unidade conta com seis serviços. São eles o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Cirurgia Bucomaxilofacial/Deformidades de Face – Centro Cirúrgico (CC), Odontologia Hospitalar (OH), Odontologia Intensiva, Radiologia Odontológica e Pronto-Socorro.

| Foto: Iges-DF

A unidade conta com os seguintes ambulatórios de especialidades: endodontia, periodontia, cirurgia oral e estomatologia. Realiza também atendimento de pacientes com disfunção temparo-mandibular (DTM) e cirurgia bucomaxilofacial de pacientes com traumas e tumores faciais, bem como correção de deformidades de face.

Há também laserterapia, odontopediatria, ortodontia para cirurgia ortognática, atendimento de pacientes com deficiência, atendimento clínico e cirúrgico aos internados e com comprometimentos sistêmicos nas clínicas, no pronto-socorro e nas UTIs.

Outros serviços são a realização de radiografias odontológicas extra e intraorais com laudos e atendimento de urgências e emergências hospitalares e de trauma de face.

A unidade é referência em serviço para Região de Saúde Sul, em que as vagas são geridas pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde, que executa o agendamento solicitado em unidades básicas de saúde (UBSs).

 

* Com informações do Iges-DF