23/06/2020 às 18:08, atualizado em 23/06/2020 às 20:45

Emater-DF moderniza escritório de Planaltina

A unidade atende 1,8 mil propriedades rurais e tem 2,2 mil produtores registrados

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

A Emater-DF entregou nesta terça-feira (23), as obras de modernização do escritório da empresa em Planaltina. O escritório estava em obras desde maio, quando os funcionários da empresa passaram a atender em um espaço improvisado na administração regional de Planaltina. O escritório é o maior da Emater-DF, com 1,8 mil propriedades e 2,2 mil produtores registrados.

Reforma

O novo escritório ganhou forro de gesso em substituição ao de PVC, que era frágil e retinha calor, ganhou divisórias nos espaços de atendimento, dando mais privacidade aos produtores – antes, eles eram recebidos em um mesmo salão – e aos servidores, que passaram a ter locais mais tranquilos para exercer atividades que exigem concentração, como a elaboração de projetos.

“A partir deste momento, nós temos espaços separados, com salas que permitem um atendimento com maior qualidade e também com maior privacidade para o produtor. Agora nós temos uma estrutura que consegue acolher de forma mais organizada e também mais confortável os produtores e nossos funcionários”, disse o gerente da unidade local de Planaltina, Leandro Moraes de Souza.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, disse que a obra valoriza produtores e servidores. “Os produtores rurais poderão ter mais privacidade e mais conforto em seu atendimento. Esse escritório atende uma parcela muito grande da população rural. Então ele é estratégico para a Emater. É muito bom que tenhamos todo esse espaço para atender cada vez melhor nossos produtores”, disse.

Representando os produtores rurais da região, o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável de Planaltina, Teonildo Alvez Lino, afirmou que todo apoio ao produtor é bem-vindo. “A Emater é o coração do produtor rural. Essa obra aqui é tudo [pra gente]. O que vier de aperfeiçoamento, de melhoria, pela Emater, é tudo pra nós, produtores”, declarou.

A entrega do escritório foi acompanhada também pelo novo secretário de Agricultura, Cândido Teles. “Vim buscar mais alternativa, recursos, mais integração entre o campo e nós dos escritórios. E a Emater é um braço muito forte da Secretaria de Agricultura e vem dando um resultado muito positivo e vamos fortalecer isso muito mais ainda”, disse, durante a pequena cerimônia de entrega da obra.

Também acompanharam a cerimônia o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues Pimentel, e a representante da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal, Rebekah Rank Araujo, o diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas, e a coordenadora de Operações da empresa, Loiselene Trindade.

A obra

Além da ampliação dos espaços, troca de piso e forro, e instalação de divisórias, o escritório de Planaltina ganhou ramais telefônicos individualizados e uma nova saída pela parte de trás do edifício, reduzindo riscos caso o prédio necessite ser esvaziados em uma situação de emergência. Toda a obra foi custeada com recursos próprios da Emater-DF.

A modernização do escritório de Planaltina vem se somar à entrega da unidade de Vargem Bonita, na semana passada. Melhorias como a ampliação do depósito, a criação de dois sanitários e de calçadas de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, a cobertura com forro onde aparecia o telhado em amianto, a divisão das salas e a separação da recepção, foram realizadas.

“Com a separação, o produtor que chegar vai poder expressar com mais liberdade o que deseja. Quando for encaminhado para o técnico, também terá mais privacidade na conversa”, ressaltou o gerente do escritório da Vargem Bonita, Claudinei Vieira.

O presidente do CRDRS de Vargem Bonita, Luiz Uema, elogiou a atuação histórica da Emater na região. “Todos os técnicos que passaram por aqui criaram uma relação de muita harmonia e de aproximação muito grande com os produtores. Essa reforma cria um ambiente de muita cooperação, criatividade e amizade”, apontou.

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

* Com informações Emater-DF