23/06/2020 às 18:59

Escola de Música retoma ano letivo com atividades virtuais

No currículo, a vitória de um de seus alunos em concurso internacional pela Internet e os concertos na Internet pelos 60 anos de Brasília

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Secretaria de Educação

O estudante de piano erudito Breno Alves de Souza, 17 anos, foi medalha de bronze no Concurso Internacional de Piano da Finlândia, em disputa virtual. Breno está na EMB desde 2014. Foto: Divulgação/Secretaria de Educação

Assim como todas os colégios da rede pública, pela primeira vez a Escola de Música de Brasília (EBM) vai ofertar aulas mediadas por tecnologia. E ela conquistou duas vitórias que a colocam em um patamar onde só pisam veteranos. Na retomada das aulas, na próxima segunda-feira (29), a EMB pode apresentar em seu portfólio a vitória de um de seus estudantes em um concurso internacional virtual e, também um concerto, com cada músico na sua casa, em homenagem aos 60 anos de Brasília. Além disso, a escola tem realizado shows e concertos no formato live, veiculados às sextas-feiras, às 18h30, no seu canal no YouTube.

Na retomada, as aulas práticas serão com o uso de tecnologias e ferramentas de webconferência. E as aulas teóricas ocorrerão na plataforma moodle da unidade, com disponibilização de videoaulas e tutoriais.

Pesquisa feita pela unidade com os alunos constatou que 90% deles possuem instrumentos próprios para as aulas práticas. Para aqueles que não possuem, a escola está montando uma estratégia de empréstimos dos instrumentos disponíveis na unidade, considerando os protocolos de higienização e termos que responsabilizem os estudantes que fizerem empréstimo.

Se mesmo assim o estudante não tiver condições de seguir com o curso, poderá trancar a matrícula, sem prejuízos, podendo retomá-lo quando as aulas presenciais estiverem de volta.

Currículo pra ninguém botar defeito

estudante de piano erudito Breno Alves de Souza, de 17 anos, medalha de bronze no Concurso Internacional de Piano da Finlândia, vai dizer presente na semana que vem. Ele venceu mais de 300 participantes de 40 países em uma disputa de piano virtual na Finlândia. Breno está na EMB desde 2014.

E em tempos de pandemia, ainda que confinados, os músicos da EMB prestaram uma homenagem virtual nas comemorações dos 60 anos de Brasília, no dia 21 de abril. A inauguração da cidade foi lembrada em três grandes produções musicais, divulgadas no canal do Youtube da Escola de Música.

Os músicos gravaram tudo em casa e a equipe de edição ficou com a missão de reunir os ritmos em vídeos de até dois minutos. O primeiro foi um grande show, com instrumentos de sopro e corda, o coro do Madrigal e o segmento infanto-juvenil reunidos; o segundo, de música regional, com violão, cavaquinho, bandolim e outros instrumentos do estilo; já a terceira produção foi do segmento da musicalização infanto-juvenil, com estudantes de 8 a 14 anos.

*Com informações da Secretaria de Educação