23/06/2020 às 18:08

Loja Artesanato de Brasília recebe novos produtos de 20 artesãos

Setur-DF promove mais um ciclo de expositores em parceria com o Alameda Shopping. Projeto busca gerar renda e divulgar trabalhos manuais

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Setur-DF

Os artesãos participaram do processo de seleção e poderão expor o trabalho na loja cedida em parceria com o shopping. Foto: Divulgação/Setur-DF

Desde o início da gestão, o artesanato é uma pauta prioritária para a Secretaria de Turismo do DF, que tem realizado projetos para promover o trabalho dos artesãos da região. Eles ganharam espaço em todos os eventos criados ou apoiados para comercializar os produtos e, também, um lugar garantido para expor o seu trabalho: a loja Artesanato de Brasília, que já tem duas unidades, uma no Pátio Brasil (Asa Sul) e outra no Alameda Shopping (Taguatinga). Os espaços fomentam a economia criativa e dão visibilidade ao trabalho de artistas da cidade.

Inaugurada em dezembro de 2019, a loja do Alameda Shopping, recebeu um novo ciclo de artesãos, que é renovado a cada três meses. Dessa vez, 20 artesãos participaram do processo de seleção e poderão expor o trabalho na loja cedida em parceria com o shopping, fundamental para fomentar a geração de renda.

A cada ciclo, mudam-se as cores, estampas, misturas e texturas, técnicas, modelos, estilos e materiais, mas permanecem os detalhes que refletem diferentes histórias e a exclusividade de cada peça. No novo ciclo, a loja está com um mix renovado de produtos desde vestuário de renda renascença a esculturas em arame. São vasos em barro, oratórios, bonecas, trabalhos em couro, bolsas, tapetes, crochê, linha, biscuit e fuxico, entre outros, que ajudam a compreender a diversidade cultural brasileira por meio do artesanato.

Milhares de famílias vivem da renda de seus trabalhos manuais no Distrito Federal. Artistas como Camilo Chaves Florez, artesão há mais de dez anos, que mistura materiais para fazer peças únicas. Ele destaca a importância de um local para mostrar seu talento e que serve de incentivo para aperfeiçoar seu trabalho. “Poder expor os nossos produtos numa loja de shopping nos traz visibilidade. A demanda por pedidos é bem maior e isso incentiva a gente a fazer trabalhos mais elaborados”. Camilo trabalha com vários materiais, como arame, pedras preciosas e couro. Ele é um dos artesãos que está expondo produtos nesse novo ciclo da loja do Alameda.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Já para Elza Vital Rego da Silva, artesã desde 2007, essa é uma oportunidade única, que, conta, dificilmente teria conseguido se não fosse pelo apoio da Secretaria de Turismo ao segmento. “Quando soube que a Setur estava com esse projeto, enxerguei uma chance de mostrar o meu trabalho para Brasília e o mundo, pois essas lojas recebem visitantes de todos os lugares. A Setur abriu uma porta para vários artesãos que não tinham como divulgar os produtos da forma como fazemos aqui”, diz. Elza é especialista em técnicas de EVA e trabalha com bonecas de pano e feltro. É a primeira vez que a artesã participa do ciclo para expor seus produtos na loja. 

Em razão da pandemia do novo coronavirus, as lojas estiveram fechadas e retomaram suas atividades seguindo os procedimentos de segurança para evitar a contaminação. Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o novo ciclo representa mais do que novos produtos. “Além de promover trabalhos de qualidade, que representam a nossa cidade, nossa cultura e quem somos, também colaboramos com o fortalecimento de uma economia mais justa, gerando sustento e dignidade a esses trabalhadores que foram atingidos pela crise da pandemia. Vamos continuar prestando o apoio para que os artesãos continuem sendo parte importante da cadeia turística do DF”, destacou a secretária de Turismo.

Como solicitar a Carteira Nacional do Artesão

Todos os profissionais que comercializam seus produtos são selecionados por meio de edital de chamamento público da Setur-DF e devem possuir carteira do artesão válida. A seleção é feita por curadoria com servidores da Secretaria de Turismo do DF e Presidente da Federação de Artesãos.

A solicitação da Carteira Nacional do Artesão pode ser feita pelo WhatsApp: (61) 99147-0748. A carteira é gratuita, sem anuidades nem taxa de adesão, e é emitida pela Coordenação Regional do Artesanato (Coart) com o apoio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Ela confere diversas vantagens e serve como comprovação da profissão para as linhas de crédito oferecidas pelo Banco de Brasília (BRB), criadas para ajudar os trabalhadores autônomos durante a pandemia.  Saiba mais no site da Secretaria de Turismo

*Com informações da Secretaria de Turismo