23/06/2020 às 19:45, atualizado em 23/06/2020 às 20:13

Planaltina, Brazlândia, Cruzeiro e Plano Piloto recebem GDF Presente

Retirada de entulho, recapeamento, operação tapa-buracos e manutenção de estradas rurais estão entre as intervenções do programa

Por Ana Luiza Vinhote e Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Isabel De Agostini

O GDF Presente não para. As ações do programa estiveram presentes em quatro regiões administrativas – Planaltina, Brazlândia, Cruzeiro e Plano Piloto -, levando diversas ações de manutenção tanto em núcleos urbanos quanto rurais. Confira abaixo os detalhes das atividades realizadas nesta terça (23):

Retirada de entulho

1.175,5 toneladas de entulho foram retirados do acesso do Jardim Roriz para a BR-020 e em frente ao Campus da Universidade de Brasília (UnB), em Planaltina. O Polo Norte está há duas semanas na região e utilizaram cinco caminhões e uma pá carregadeira na ação. “Infelizmente tem que ser feito sempre, porque aqui jogam muito entulho. Moro bem próximo a um desses pontos de acúmulo, passa muita criança, tem muita doença. Quando tiram, a gente até tem a sensação de que está respirando melhor”, relata Lucilene Rodrigues, moradora do Jardim Roriz. 

O programa continua fazendo patrolamento e ajustes de vias sem pavimentação no Núcleo Rural Rio Verde, que fica entre as rodovias DF-128 e a DF-205. O objetivo é facilitar o acesso de estudantes para o retorno das aulas.

Operação tapa-buraco

O Polo Central Adjacente 1 fez duas operações tapa-buracos: uma na marginal da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) Sul, e outra na via N1, que dá acesso ao Palácio do Planalto. Foram utilizados cerca de 3,5 toneladas de massa asfáltica. Com apoio da Novacap, o GDF Presente também segue podando árvores antigas e que apresentavam risco para a segurança de motoristas e pedestres. “O GDF Presente é fundamental para o Plano Piloto, atendendo de maneira muito efetiva e eficaz na manutenção da infraestrutura pública da nossa região administrativa”, afirma Ilka Teodoro, administradora regional do Plano Piloto.

Reforma de barragem

Nesta terça (23), o Polo Rural se reuniu com vários órgãos do governo local para discutir a recuperação da Barragem do Imbiruçu, no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina. A Novacap, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e a Secretaria de Agricultura (Seagri) se juntaram ao GDF Presente e aos produtores da região para uma visita técnica no local.

O coordenador do Polo Rural, Odilon Vieira Júnior, explica que a barragem se rompeu em 2017, o que interrompeu o abastecimento de água de cerca de 90 produtores rurais. Desde então, cada um deles paga cerca de R$ 1 mil por mês de energia elétrica para para captar água de um córrego, além de também ter influenciado em uma queda na produção rural. A Emater-DF já orientou os agricultores em relação ao manejo de irrigação para que conseguissem produzir economizando água e energia.

Manutenção de estrada rural

Com o auxílio de duas máquinas motoniveladoras, cedidas pela Seagri e pela Novacap, o GDF Presente fez o nivelamento de duas estradas rurais em Brazlândia, no Incra 6. Outras ações do Polo Oeste na região nesta terça (23) foram a limpeza de galhos e entulhos, operação tapa-buraco, manutenção de calçadas e construção de passeio com acessibilidade na Quadra 1 Sul, além da recuperação de pista de pouso do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF).

Recapeamento de estacionamento

Desde o começo da semana, o Polo Central do GDF Presente está recapeando o estacionamento na Quadra 10 do Cruzeiro. Em parceria com a administração regional da cidade, 15 funcionários usam uma pá carregadeira e um rolinho para reformar 200 metros quadrados. “Era um pedido de moradores e comerciantes. A situação estava precária”, comenta Vânia Gurgel, coordenadora do polo.

No começo desta semana, o GDF Presente também recolheu lixo e entulho – inclusive aqueles recolhidos pela administração da cidade –, lavou paradas de ônibus e contou com o apoio da Companhia Urbanizadora do Nova Capital (Novacap) para podar árvores e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para fresar meios-fios.