24/06/2020 às 18:14, atualizado em 24/06/2020 às 19:08

GDF Presente: Jardim Botânico, Samambaia, Sobradinho, Gama e Lago Norte

Ações do programa nesta quarta (24) incluem retirada de entulho descartado irregularmente, construção de bocas de lobo e combate ao mosquito da dengue

Por Lúcio Flávio e Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Nesta quarta-feira (24), o Programa GDF Presente esteve no Jardim Botânico, Samambaia, Sobradinho, Gama e no Lago Norte levando melhorias de infraestrutura para os moradores das cinco regiões administrativas. Máquinas e servidores das administrações regionais e de órgãos do governo realizaram serviços como retirada de entulho, construção de bocas de lobo, demolição de estruturas e combate a focos de transmissão da dengue.

O administrador do Jardim Botânico, Antônio de Pádua Araújo, destacou a importância do programa nas ações realizadas hoje: “Nossa região está em pleno desenvolvimento, e o programa é importante para garantir agilidade nos trabalhos.

Com o auxílio da comunidade, vamos organizar as demandas para que sejam executadas durante o cronograma. Quando GDF e comunidade se unem, os trabalhos são mais eficazes”.

Já o administrador de Samambaia, Gustavo Aires, ressalta a participação ativa do GDF Presente na solução de solicitações de moradores: “Com todo o aparato e os equipamentos dos órgãos do GDF, conseguimos agilizar os serviços que são demandados pela população por meio da Ouvidoria”.

Polo Leste

O Polo Leste do programa, em conjunto com a Administração Regional do Jardim Botânico e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), esteve na região do Núcleo Rural Nova Betânia realizando duas ações: construção de quatro bocas de lobo na Avenida do Sol, uma antiga reivindicação da comunidade; e nivelamento de estrada vicinal, com o objetivo de auxiliar os agricultores da região no escoamento de sua produção e também no seu deslocamento diário.

Polo Oeste

Em parceria com a Administração Regional de Samambaia, o GDF Presente esteve entre ontem (23) e hoje (24) na QR 615 para realizar retirada de entulhos jogados irregularmente na região.

Além desta atividade, a administração e o programa também trabalham na remoção de mais entulho descartado de maneira ilegal na quadra 403, local que será transformado em área de lazer. Junto com a coleta e extração de entulho, a Novacap também realiza poda na cidade.

Polo Norte

A antiga rodoviária de Sobradinho está sendo demolida pelo GDF Presente, em serviço que conta com o apoio operacional da Administração Regional de Sobradinho. A estrutura do local era provisória e agora está sendo retirada para não colocar em risco a segurança da população. A ação conta com a utilização de uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e cinco caminhões, e o entulho resultante será guardado e utilizado na recuperação de estradas rurais que necessitem de material pesado.

Polo Sul

Até a próxima sexta-feira (26), sete caminhões e uma pá mecânica realizam uma grande ação de limpeza de entulhos no Engenho das Lajes. No mês passado, operação similar em outra área da região removeu cerca de 90 toneladas de lixo acumulado. “Temos muito que agradecer ao governador Ibaneis e ao secretário José Humberto pelo Estado estar presente na nossa cidade. São cinco mil famílias beneficiadas”, agradeceu Davi Jones Lobato Pereira, presidente da Associação dos Moradores de Engenho das Lajes.

Polo Central Adjacente 1

Equipes da Vigilância Ambiental e da Administração Regional do Lago Norte estiveram presentes no Núcleo Rural Córrego do Palha auxiliando na eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela e na orientação de moradores para a importância do combate ao inseto.