25/06/2020 às 14:14

DER implanta sistema de canalização em área rural de Planaltina

A medida substituirá a ponte que havia sobre o Córrego Barbatimão e proporcionará mais segurança aos moradores

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/DER-DF

O trecho da rodovia é ligado à DF-310 pela VC- 173, na comunidade Rio Preto. A obra vai substituir a ponte de 7m de comprimento por 4,5m de largura que existia sobre o riacho. Foto: Divulgação/DER-DF

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) está trabalhando em mais uma ponte de uma região rural do DF. O novo trabalho consiste na implantação do sistema de canalização do Córrego Barbatimão, localizado na DF–320, em Planaltina.

Este trecho da rodovia é ligado à DF-310 pela VC- 173, na comunidade Rio Preto. A obra vai substituir a ponte de 7m de comprimento por 4,5m de largura que existia sobre o riacho.

Com 10% da obra já executada, foi iniciada a fase de fundação do terreno que receberá 12 galerias de concreto armado de 2m de largura por 2m de comprimento por onde a água do córrego vai escoar.

Nesta etapa também serão abertas as valas onde serão inseridas as galerias. Após o término da obra a vala será aterrada para a reposição da superfície do terreno por onde os veículos vão trafegar.

Início da obra

O serviço realizado por obra direta do DER a pedido da comunidade teve como ponto de partida a criação de um desvio para as águas do regato, seguida da interrupção do tráfego no trecho. Na sequência, a estrutura de metal e o assoalho de madeira da passagem foram desmontados pelos oito operários que executam a obra.

“Nós realizamos um estudo técnico e concluímos que, ao invés de simplesmente substituirmos a ponte que existia por outra, será melhor para o tráfego e segurança da população implantarmos esse sistema de canalização, em que as galerias de concreto armado são colocadas por baixo da terra”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Kênio Avelar.

A previsão é que a obra seja executada em 60 dias e vai beneficiar aproximadamente mil moradores da área rural, onde estão localizadas 20 fazendas da Cooperativa Agrícola Rio Preto Ltda. (Coarp), que fica às margens da DF- 320.

O produtor João Batista Soares agradeceu o órgão pelas melhorias que tem realizado na área rural da cidade. “Temos acompanhado as várias obras que o DER tem feito para o benefício de todos nós que moramos nesta região agrícola. As melhorias ajudam muito na distribuição dos produtos que produzimos aqui e que vão para vários lugares do Distrito Federal”, ressaltou.

Melhorias nas pontes da região

Esta é a terceira passagem do setor rural de Planaltina que passa por obras realizadas pelo departamento este ano. Em 19 de maio, o DER inaugurou uma passagem de 17m de comprimento por 5,5m de largura na região do Ribeirão Extrema, na VC-173, que liga a DF-320 à DF-310. A obra foi realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF).

A restauração da ponte precisou ser executada depois que um caminhão quebrou o piso de madeira. A estrutura foi reforçada e passou a ser totalmente metálica para garantir a segurança viária dos cerca de mil moradores do setor e para assegurar a passagem de caminhões carregados de feijão, milho e soja dos produtores da região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Três dias depois, cerca de três mil moradores do Núcleo Rural Rajadinha puderam usufruir da passagem sobre o Córrego Pipiripau. A obra foi resultado de uma ação preventiva logo após uma vistoria de rotina, que constatou o risco de desmoronamento da ponte.

O trabalho no local contou com o alargamento da ponte em 3m para totalizar 6,5m, a canalização da água com manilhas e a construção de novas galerias, com o intuito de garantir a segurança no deslocamento de população que conta com mais de 300 alunos que estudam na Escola Classe Rajadinha.

Os trabalhos foram realizados por técnicos da autarquia em parceria com diversos órgãos, como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Secretaria de Agricultura e Administração Regional de Planaltina.

*Com informações do DER-DF