26/06/2020 às 11:30, atualizado em 26/06/2020 às 11:42

Lançado manual de segurança para rede hoteleira do DF

Resultado de parceria entre Secretaria de Turismo e Abih, publicação ajuda a firmar Brasília como destino recomendável

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Brasília, 25.06.2020// Cerimônia de lançamento do protocolo de segurança para a rede hoteleira no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Na imagem Vanessa Mendonça (Secretária de Estado de Turismo do DF).Foto Claudio Gerber/Setur-DF

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou a atuação conjunta do governo com a iniciativa privada | Foto: Divulgação / Setur

Um guia detalhado para orientar o setor hoteleiro com protocolos para evitar a disseminação do coronavírus foi lançado na quinta-feira (25), em conjunto, pela Secretaria de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih). Intitulado Manual de Boas Práticas no Combate à Covid-19, o material se soma a medidas que, promovidas pelo GDF e pela iniciativa privada, firmam Brasília como um destino seguro.

Com base nas recomendações expedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e decretos distritais e federais, a publicação foca em boas práticas para restabelecimento das operações hoteleiras, conferindo maior segurança e confiabilidade aos hóspedes e colaboradores do setor.

A cerimônia de lançamento do manual foi realizada com limite de participantes, devido à pandemia. “Fomos a primeira cidade a adotar o isolamento social, e fomos pioneiros em lançar uma medida de proteção para os profissionais que estão lidando diretamente com a Covid-19 – o Programa Acolher”, declarou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Precisávamos ter um olhar atento sobre essa volta e nos unimos para pensar em uma retomada com todo cuidado e cautela”.

Governo transparente

A secretária também ressaltou o destaque que o DF tem conquistado em nível nacional e internacional. A capital alcançou nota máxima no quesito transparência e ficou em primeiro lugar no ranking da Open Knowledge Brasil (OKBR). A avaliação considera a publicação de informações em sites oficiais do governo referentes a questões que envolvem a pandemia da Covid-19 – como casos, status de atendimento, doenças preexistentes, ocupação de leitos e testes, entre outros enfoques.

“Tudo isso é reflexo de uma gestão comprometida com a transparência das ações e com a segurança de seu povo”, afirmou Vanessa. “E o nosso governo, mais do que nunca, está atuando junto à iniciativa privada para proteger a população com ações concretas e, assim, garantir a retomada das atividades.”

Boa receptividade

A presidente da Abih, Adriana Pinto, destacou que o manual atende todos os departamentos da hotelaria – do check-in e governança aos funcionários de manutenção, limpeza, entre outros. “A nossa associação conta com 39 hotéis e 11.718 leitos, e o setor recebeu a iniciativa muito bem”, disse. “Encontramos uma forma de traduzir a legislação em medidas práticas e objetivas, separando por departamentos e em uma linguagem acessível”, disse.

Os protocolos do Manual de Boas Práticas no Combate à Covid-19 abrangem sete pontos: alimentos e bebidas; higiene geral; limpeza e higienização de ambientes; comunicação; monitoramento das condições de saúde no ambiente de trabalho; recepção de hóspedes e questões gerais da cartilha sobre Covid-19 elaborada pelo Ministério da Saúde.

 “Somos uma cidade cidadã, isso está no nosso coração, e o nosso governo teve as atitudes certas”, elogiou a presidente do Brasília Convention & Visitors Bureau, Cláudia Maldonado. “Isso faz com que a gente tenha certeza que o melhor lugar para estar é a nossa casa, mas se for para sair, o melhor destino é Brasília.”

* Com informações da Setur