26/06/2020 às 09:36, atualizado em 26/06/2020 às 09:49

Roda de conversa: história e cultura afros em debate

Mediado por professoras da rede pública de ensino do DF, encontro virtual será próxima terça (30), a partir das 19h

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

Os profissionais da educação terão um encontro importante na próxima terça-feira (30) para discutir a história e a cultura afro-brasileira e africana. A Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Educação em Direitos Humanos e Diversidade, vai realizar uma roda de conversa sobre o tema, totalmente virtual, por meio de webconferência. 

O debate terá as professoras da rede pública de ensino Jane Ferreira e Ana Paula Rodrigues como mediadoras, além de servidores e estudantes convidados. O encontro está marcado para começar às 19h. Para participar, basta acessar o link.

“Não é de hoje que a desigualdade entre brancos e negros está presente no Brasil”, diz a professora Jane. “Apesar de tantas mudanças feitas e da inclusão de pessoas negras na rede de ensino do país, ainda hoje a diferença entre raças persiste”, reforça. 

Ela lembra que essa discriminação racial é conhecida como racismo estrutural e precisa ser debatida para que haja conscientização sobre o assunto. Por exemplo: foi incluído o artigo 26-A na Lei 10.639 de janeiro de 2003, passando a integrar a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), instituindo o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana como obrigatório. Foifoi um avanço para a educação brasileira”, destaca.

 Na webconferência, os participantes vão debater desde a formação de professores até os problemas encontrados em sala de aula, além da visão dos estudantes sobre o assunto.

 O evento terá declaração de participação.

* Com informações da Secretaria de Educação