26/06/2020 às 12:38, atualizado em 26/06/2020 às 12:41

Secretaria lança cartilha no Dia Internacional de Combate às Drogas

Publicação é dirigida aos servidores. Também foi anunciado um boletim para estudantes

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

| Secretaria de Educação

Nesta sexta-feira (26) em que se comemora o Dia Internacional de Combate às Drogas, a Secretaria de Educação lança uma cartilha voltada para o esclarecimento e a prevenção dos servidores a respeito do uso de drogas e substâncias químicas. O lançamento finaliza a programação feita em parceria com vários outros órgãos do governo durante a Semana de Enfrentamento às Drogas. A pasta lança também um boletim com o intuito de prevenir os estudantes.

Conheça a cartilha preparada pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas

? E, aqui, o boletim feito pela Subsecretaria de Infraestrutura e Apoio Educacional

O dia 26 de junho é uma data estipulada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, como um dia especial de combate às drogas, criado por recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. A Secretaria de Educação, em ação conjunta do GDF, atua em conformidade com o programa Educação para a Paz, voltado para a implantação das suas políticas de conscientização e prevenção ao uso de drogas.

A drogadição apresenta dados alarmantes entre os jovens. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), exibe dados alarmantes sobre os hábitos dos adolescentes brasileiros. O trabalho, referente ao ano de 2015, foi realizado com estudantes concluintes do 9º ano em escolas públicas e privadas de todo o país, a maioria entre 13 e 15 anos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os resultados mostram que o percentual de jovens que já experimentaram bebidas alcoólicas subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015. Já a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% no mesmo período.

* Com informações da Secretaria de Educação