27/06/2020 às 15:32, atualizado em 29/06/2020 às 16:42

Protagonismo do aluno é foco de vídeos do Educa-DF

A partir de terça (30), a série com 12 episódios será exibida nas redes sociais e no site do Escola em Casa DF

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Um herói vence batalhas, conquista, se esforça, tem foco e dedicação. Você sabia que pode ser um herói, estudante? A Secretaria de Educação e a Escola de Filosofia Nova Acrópole sabem. Por isso produziram a série A Jornada do Herói, inspirada na obra do norte-americano Joseph Campbell e apresentada pela psicopedagoga Aline Freitas, trazendo ensinamentos concretos de como o estudante pode ser o protagonista da sua própria história e da história do conhecimento. A série pretende auxiliar os estudantes a lidarem com este momento novo de estudar longe da escola, sem contato físico com os colegas e com os professores. Ela é mais uma forma de apoio do programa Escola em Casa DF aos estudantes.

Em 12 vídeos que começam a ser postados no site, na página do Escola em Casa DF, e em todas as redes sociais da Secretaria nesta terça-feira, 30/6, a psicopedagoga faz um paralelo entre a educação e a Jornada do Herói, revelando aos estudantes o percurso de transformação do homem comum em herói, passando pelas provações do caminho. A série ambiciona gerar uma autonomia entre os jovens e ressignificar a aprendizagem.

 “Acredito muito na ideia de que por meio da educação, o ser humano pode se tornar cada vez melhor, em termos de valores e virtudes. Queria levar esta mensagem aos jovens e ajudá-los com dicas para os seus estudos de uma forma lúdica e atrativa”, explica Aline Freitas, informando que os estudantes vão aprender a vencer as dificuldades de estudar, lidar com o ensino mediado, enfrentar os medos e desafios de aprender.

Jornada do Herói & Educação
Você é o protagonista da sua vida. É melhor assumir a direção da sua própria jornada
Episódio 01

O poder das histórias

Desde crianças ouvimos muitas histórias, antes de dormir, na escola, em roda com os amigos. Na adolescência, nos atraem as histórias de aventuras e heróis. Mas o que será que estas histórias têm em comum? O que podemos aprender com elas? É isso que vamos descobrir nesta série!
Episódio 02Conhecendo bem um Herói Você sabia que antigamente, na Grécia, as histórias de Heróis eram utilizadas na educação dos jovens? Isso mesmo! Os Heróis serviam como modelo e referência para a Juventude. Em determinados momentos da vida cotidiana, os jovens se perguntavam: “Como é o que ‘tal’ herói se comportaria nesta situação?”. E este pensamento os ajudava a encontrar respostas. Vamos conhecer as 4 principais características do Herói?
Episódio 03Começando a Jornada do Herói Todo Herói tem um desafio à sua frente, e precisa encará-lo com coragem. Assim também somos nós. É muito comum, quando estamos diante de uma nova situação, sentirmos medo e não querermos enfrentá-la. O professor Joseph Campbell, ao pesquisar muitas histórias de Heróis, descobriu que há alguns pontos parecidos em todas estas narrações. E por isso ele escreveu sobre a Jornada do Herói em 12 etapas. Vamos ver como elas se aplicam na nossa própria vida?
Episódio 04Identificando um desafio Agora que já conhecemos um pouquinho sobre a Jornada do Herói, que tal se colocar no papel do herói quando o assunto é: ESTUDAR ?!! Sim, estudar pode se tornar uma verdadeira jornada heroica. Sabemos que é importante estudar, mas podemos fazer isso da melhor forma possível? Aqui vamos passar algumas Dicas de Estudo.
Episódio 05Os primeiros passos do Herói Na Jornada do Herói, a 2ª Fase consiste no “Chamado à aventura”, o Herói precisa agir. No seu caso, o chamado à aventura são as Aulas do Ensino Mediado por Tecnologia. Não estávamos acostumados com elas, e agora vamos ter que aprender a ter mais Disciplina, Organização, Concentração, Autonomia e saber lidar com a Tecnologia. Estes são os principais desafios.
Episódio 06O Herói não está sozinho Depois de quase desistir de lutar, pois acha que não vai conseguir, o Herói descobre que não está sozinho. Ele tem alguém em quem confiar, alguém que vai ajudá-lo a superar seus desafios e passar para a próxima fase. Em nossos estudos, esta é a figura do professor, que está disposto a ajudar os estudantes a superarem suas dificuldades.
Episódio 07Aprendendo a ser Herói A 5ª Fase da Jornada do Herói representa sua “nova identidade”. Ele passa a conhecer seus poderes e aprende como usá-los. Em nossa Jornada da Educação, esta é a fase de aprendermos algumas dicas de como ser um bom estudante: organizar os nossos ambientes de estudo, planejar as matérias a serem estudadas, ter curiosidade e gostar de  aprender, e treinar o que estudamos são algumas das principais dicas.Você é o protagonista da sua vida. Desejando ou não, ela é escrita por você. É melhor assumir a direção da sua própria jornada.
Episódio 08Enfrentando os desafios na prática Assim como o Herói tem que praticar as habilidades que ele conquistou, também um bom estudante tem que praticar aquilo que ele aprendeu. Não basta saber tudo sobre como estudar bem, é preciso sentar para estudar. Agora é com você! Vamos testar as dicas dos episódios anteriores na prática?
Episódio 09Conhecendo a si mesmo Assim como nas histórias, o Herói tem que enfrentar seus inimigos e conhecer bem seus aliados, na nossa vida como estudantes temos que saber quais são os nossos inimigos, ou seja, o que nos atrapalha na hora de estudar; e saber também o que nos ajuda. Não se preocupe, todos nós temos estes dois elementos dentro de nós. E conhecê-los nos ajuda a vencer nossas dificuldades.
Episódio 10Superando os grandes desafios Depois que o Herói já passou por várias fases e se mostrou forte, agora é o momento dele ser provado: ele tem que encarar seus inimigos e derrotá-los. Agora que já vimos algumas dicas de como melhorar nossos estudos, é hora de provar nossos conhecimentos. Você sabe fazer uma boa prova?
Episódio 11Vale a pena ser um Herói Quando o Herói vence seus inimigos, supera os seus próprios medos, ele se torna um vitorioso, e já pode passar para a 10ª fase da Jornada do Herói, que é o “retorno para casa”. Assim também é o estudante que adquire o hábito de estudar e aprender sempre. Ele descobre que vale a pena, e tem a sensação de dever cumprido.
Episódio 12Uma vez Herói, sempre Herói Depois que tudo parece estar bem, o Herói é surpreendido por um dragão ou inimigo que na verdade não estava morto. Ele precisa encará-lo mais uma única vez, para enfim conhecer a liberdade. Assim acontece em nossos estudos, quando realmente aprendemos algo, o conhecimento se torna nosso, matamos nossos dragões, e agora ninguém pode tirar aquilo que conquistamos. Não esqueça: Você é o protagonista da sua história!

 

*Com informações Secretaria de Educação