29/06/2020 às 14:19, atualizado em 29/06/2020 às 16:36

Em São Sebastião, mais 345 famílias realizam o sonho da moradia própria

As chaves foram entregues pela Codhab; Empreendimento Parque dos Ipês terá ao todo 3.120 unidades

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília. I Edição: Carolina Jardon

O sonho da moradia própria se concretizou para centenas de brasilienses nesta segunda-feira (29). Isso porque a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab/DF) entregou as chaves de 345 apartamentos aos contemplados no empreendimento Parque dos Ipês (Crixá I, II e III), em São Sebastião. Das 345 unidades liberadas, 73 são dos Crixás I e II e 272 do Crixá III. Os novos proprietários de uma casa própria no DF pegaram suas chaves e assinaram contrato ao longo do dia, divididos em diferentes horários para evitar aglomeração (veja mais no vídeo abaixo).

Desde 2013, Noeli aguardava ser atendida por um programa habitacional. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Uma das novas moradoras do bairro é Noeli Fernandes. Desde 2013 ela aguardava ser atendida por um programa habitacional e a espera acabou. Nesta segunda (29), não escondeu a alegria ao receber a chave de seu apartamento e segurar, firme, a escritura com as mãos. “Ter a casa da gente é bom demais, né? Alegria enorme de ter uma moradia. Não dá nem para explicar. Já imaginei como vai ficar o apartamento e estou doida para vir logo morar aqui”, disse.

Assim como Noeli, o baiano Abílio Tavares da Silva também foi ao Crixá receber a chave do apartamento. O sonho da casa própria veio após longa espera e em seu novo lar, Abílio terá a companhia dos filhos Célio e Elaine e dos netos Rian e Estefany. “Desde que eu cheguei no DF em 1971 eu tento ter uma casa. É uma benção ter conseguido, uma realização para uma pessoa ter a sua moradia. Condições eu nunca tive para comprar”, conta.

O Parque dos Ipês, que também será da Noeli e do Abílio, é um empreendimento destinado a pessoas da faixa de renda 1 (R$ 0 a R$ 1,8 mil). Os apartamentos têm 47,65 metros quadrados e 47,75 metros quadrados e possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Já o condomínio é equipado com estacionamento, área de lazer com playground, centro comunitário com copa e banheiros. Nos arredores dos condomínios foi construída uma escola pública.

Assista ao vídeo:

A criação do bairro faz parte da política habitacional do DF de ampliar a oferta de habitação de interesse social. Dividido em sete condomínios com 16 blocos, o Parque dos Ipês, quando concluído, terá 3.120 unidades habitacionais. A população máxima estimada é de 12.480 pessoas [calculados quatro pessoas por família], que vão ocupar e escrever a história de um bairro que nasce com infraestrutura digna.

“Temos buscado soluções para atender as pessoas da camada mais carente. E estamos tendo essa oportunidade aqui. Fica o meu abraço a todas as famílias que estão recebendo as chaves hoje e todos aqueles que ainda aguardam por moradia tenham certeza que estamos olhando por vocês”, afirmou o governador Ibaneis Rocha durante a entrega das chaves.

Presidente da Codhab, Wellington Luiz projeta mais entregas ainda em 2020. “São 345 unidades, 345 sonhos que são realizados. É uma satisfação enorme, este é o sentimento que a gente tem com essa entrega. Estamos prevendo que no segundo semestre a gente entregue pelo menos mais 500 moradias aqui no Parque dos Ipês.”