30/06/2020 às 16:46, atualizado em 02/07/2020 às 19:28

Familiares enviam cartas de apoio aos pacientes do HRG

Ação da equipe de enfermagem traz alento e carinho aos internados no bloco respiratório

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Diante da nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19 e, na era digital, um meio de comunicação antigo entrou em cena no bloco respiratório do Hospital Regional do Gama. As cartas, em papel, foram resgatadas e ganharam um valor inestimável para os pacientes internados com a doença causada pelo novo coronavírus.

O projeto “cartas para uma pessoa única” leva mensagens de apoio e carinho para aqueles que estão isolados. A iniciativa partiu da gerência de enfermagem do HRG e tem o intuito de humanizar a atenção dada aos pacientes que estão distantes do convívio familiar enquanto cumprem a quarentena no hospital.

Uma caixa foi deixada para que os parentes e amigos possam colocar as cartas que serão lidas por uma enfermeira para os internados. Após a leitura, os papéis são descartadas para evitar a contaminação.

Michelle Almeida, supervisora de enfermagem, relata a emoção dos pacientes ao receber o afago. Comovidos, eles agradecem a equipe e a oportunidade de poderem estar próximos de alguma maneira da família.

“O momento de incerteza e dúvida sobre a doença é muito grande. Para isso, não existe idade. A fragilidade e situação de impotência são vividas tanto pelo paciente quanto pelo familiar. Decidimos fazer isso como forma de humanizar esse atendimento e encurtar essa distância. Isso tem trazido um pouco de conforto para eles. Como o próprio cartaz que fizemos de forma manual, intencionalmente, a fala primordial é que o paciente é único para quem o ama e insubstituível para quem o tem. Ele não é mais um, ele é único”, explica.

Para participar do projeto, a família é convidada na ocasião em que o paciente dá entrada na internação.

* Com informações Saúde