30/06/2020 às 13:47, atualizado em 30/06/2020 às 13:58

Secretário de Segurança participa de debate virtual sobre Covid-19

Representantes do DF e estados trocaram experiências sobre ações durante a pandemia

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o delegado Anderson Torres, participou de um debate on-line com o tema ‘Segurança Pública em tempos de Covid-19’. Ao lado de secretários de Segurança de outros estados, três temas foram abordados: comunicação efetiva neste período, videomonitoramento e inteligência e centros de comando e controle, a exemplo do que existe no Distrito Federal – o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).

“É importante esse tipo de debate para a troca de informações do que está sendo realizado em outros estados e também saber o que o setor produtivo tem de novidades nesta área, com a participação de empresas de comunicação no debate”, disse o secretário Anderson Torres.

Durante sua participação, Torres explicou as medidas adotadas pela Segurança Pública do DF diante da pandemia. “Tivemos que nos reinventar e trabalhar junto de outras áreas, como a Secretaria de Saúde, para gestão da crise sanitária. Por meio de uma ferramenta da Business Inteligence (BI), conseguimos unir todos os dados necessários para enfrentamento deste período. Além disso, buscamos formas de dar segurança para atuação dos nossos profissionais”.

A redução dos crimes contra a vida e contra os patrimoniais também foi apresentada pelo secretário aos mais de cem participantes.

Sob a coordenação da empresa NetWork, que costuma realizar o debate do uso da tecnologia na Segurança Pública, participaram do debate os secretários de Segurança de Tocantins –  Cristiano Sampaio (ex-secretário no DF e atualmente presidente do Conselho de Secretários de segurança do país), de Pernambuco – Antônio de Pádua, do Paraná – coronel Romulo Marinho, do Pará – Ualame Fialho, o adjunto do Rio Grande do Sul – Marcelo Gomes, e o presidente da Motorola Solutions – Elton Borgonovo. A condução da dinâmica ficou por conta do também ex-secretário de Segurança do DF, o delegado federal Edval Novaes.

*Com informações SSP-DF