1/7/20 19:04
Atualizado em 2/7/20 às 9:38

Novacap reforma calçadas no Setor de Autarquias Sul

Trabalhos já se encontram em fase de conclusão. Um estacionamento também foi totalmente revitalizado

Serviços começaram em junho e serão concluídos em breve, o que vai melhorar bastante as condições de circulação no SAS | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Situado no coração de Brasília, o Setor de Autarquias Sul (SAS) reúne uma imensidão de pessoas que trabalham ou transitam pelo local. Seja por um motivo ou outro, a circulação ficou melhor com a revitalização das calçadas.

Uma parceria entre a Administração Regional do Plano Piloto e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) resultou na reforma de 3.919 m² de calçadas ao longo do SAS. Com investimentos de R$ 492.683, a obra, iniciada no início de junho, está 80% concluída. Para tanto, as equipes trabalham durante todo o dia.

3.919 m²Extensão de calçadas reformadas no SAS

Melhora na mobilidade

“Investir em calçadas é investir em cidadania”, ressalta a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro. “Calçada acessível garante o fluxo de mobilidade, segurança e livre circulação da população pelos espaços públicos. Os estacionamentos revitalizados e demarcados permitem a melhor organização do território.”

“Investir em calçadas é investir em cidadania” Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto

Agora, as calçadas são mais largas e niveladas. Além disso, possuem meios-fios rebaixados na ponta, para acessibilidade de portadores de necessidades especiais (PNE) ou com pessoas com dificuldade de locomoção.

A auxiliar de serviços gerais Rosa Maria Assis, 45 anos, trabalha na Quadra 3 do SAS – justamente o trecho que está com as obras em fase de conclusão – e utiliza a passagem diariamente para chegar à Rodoviária do Plano Piloto. “Nas outras calçadas, mal cabia uma pessoa”, observa. “Quando chovia, a gente molhava os pés na água. Agora está ficando ótimo”.

Rosa Maria Assis: “Nas outras calçadas, mal cabia uma pessoa”

Estacionamento reconstituído

Além de calçadas, a Novacap aproveitou para refazer todo o estacionamento situado em frente às quadras 2 e 3 do SAS. Os serviços beneficiaram motoristas e proprietários de quiosques, como Eleida Reis, 58 anos, que comercializa lanches rápidos em frente à Quadra 2.

O quiosque de Eleida e ocupa uma vaga do estacionamento. Há oito anos trabalhando no local, ela afirma nunca ter visto uma reforma naquele estacionamento. “Ficou mais amplo, mais bonito. Gostei muito”, elogiou.

Galeria de Fotos

Novacap reforma calçadas no Setor de Autarquias Sul