02/07/2020 às 18:15, atualizado em 02/07/2020 às 19:22

Aprova+: terminam nesta sexta as inscrições para preparatório do Enem

São três mil vagas gratuitas. A seleção prioriza candidatos entre 16 e 29 anos que estejam inscritos no Cadastro Único

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Terminam nesta sexta-feira (3) as inscrições para o Aprova+. O programa oferece a jovens de baixa renda do Distrito Federal a possibilidade de concorrer a uma das três mil vagas no preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os interessados devem acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), www.sedes.df.gov.br para preencher o formulário. A seleção dos candidatos prioriza pessoas entre 16 e 29 anos, que estejam inscritas no Cadastro Único e com as menores rendas familiares. Após a definição e divulgação dos estudantes, eles devem confirmar a matrícula.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, as aulas estão divididas em dois módulos: on-line e presenciais. O início do curso está previsto para 13 de julho, encerrando no dia 1º de dezembro.

Os alunos vão receber, gratuitamente, uniformes, cadernos, canetas e apostila. Quando os encontros forem presenciais, os lanches também serão fornecidos pela coordenação do programa. Além das aulas nas duas modalidades, estão previstos simulados como forma de complementação preparatória.

“O programa promove a inclusão social desses jovens, uma vez que amplia a possibilidade de realizar o sonho de cursar uma faculdade”, enfatiza a secretária Mayara Rocha.

Até a tarde desta quinta-feira, quase quatro mil pessoas já tinham feito as inscrições na plataforma.

Metodologia

Na primeira etapa, durante este período de distanciamento social, o estudante recebe link, senha e login para acesso direto ao conteúdo virtual. São mais de 2,5 mil videoaulas com professores qualificados. Os estudantes ainda vão ter tutoria para tirar dúvidas, simulados para acompanhamento do aprendizado, redações e exercícios.

Todo o conteúdo dessa primeira etapa será desenvolvido dentro de uma plataforma de ensino à distância (EAD), reconhecida pela Secretaria de Educação. O conteúdo fica disponível para consulta a qualquer momento, com link aberto 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para que o aluno possa fazer o seu próprio planejamento de estudo, seguindo o seu ritmo, revendo o material quando necessário.

O módulo presencial está previsto para iniciar a partir de setembro em unidades físicas no Plano Piloto, Taguatinga, Sobradinho e Santa Maria. Está programada uma carga horária de 200h/aulas, totalizando mais de 500h/aulas do curso completo. Mas essa previsão de data depende da manutenção do decreto de pandemia da Covid-19.

Enem 2020

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (1º), o resultado da enquete para a escolha do novo período de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Para 49,7% dos estudantes, o Enem impresso deve ser aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio.

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a data escolhida pelos estudantes ainda não é a oficial, mas será levada em conta para a definição. “Mais de 80% pediram para fazer a prova no ano que vem. É uma opinião importante, mas não é a única fonte de decisão”, disse, ressaltando que poderá ser, inclusive, uma data diferente daquelas que foram colocadas na enquete.

APROVA+

Inscrições: Até 3 de julho

Início das aulas: 13 de julho

Público prioritário: inscritos no Cadastro Único de 16 a 29 anos

3 mil vagas

 

* Com informações Sedes