02/07/2020 às 17:49, atualizado em 02/07/2020 às 18:15

Feira orgânica de Planaltina terá exposição de plantas ornamentais

A feira terá um espaço para comercialização de plantas, todo primeiro sábado do mês

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

A Feira Orgânica de Planaltina realizada aos sábados, ao lado da Administração Regional da cidade, agora vai contar com um espaço para comercialização de plantas ornamentais todo primeiro sábado do mês. A estreia será neste sábado (4), no mesmo horário em que a feira fica à disposição do consumidor, das 6h às 12h.

Agora, além de tomate, cenoura, beterraba, couve, alface, cheiro-verde, brócolis e muitas outras hortaliças orgânicas, o grupo “Plantas e Flores”, que já vendia mercadorias em outras feiras da cidade, vai aderir ao espaço e expor plantas, em especial suculentas. A feira orgânica da cidade foi retomada no última sábado (27). O ponto de comercialização existe desde 2011, mas estava parado devido ao início da pandemia.

Com auxílio da Emater-DF, as atividades de comercialização no local foram retomadas.  As hortaliças expostas são de um grupo de produtores certificados em orgânicos e acompanhados pelos técnicos da empresa na região.  “Estamos esperando aumentar o público e a demanda para gente trazer mais coisas”, ressalta o produtor Toni César, 42 anos, morador do núcleo rural Jardim Morumbi, em Planaltina.

Toni e o filho Paulo César, 22 anos, são os responsáveis pela comercialização dos hortifrútis no local. De acordo com ele, a volta do funcionamento do espaço ainda foi tímida. No entanto, já teve cliente buscando outros produtos que eles não tinham. Diante da procura, Toni afirma que a ideia é buscar mais produtores de orgânicos da região que queiram aderir à feira.

De acordo com o gerente do escritório da Emater-DF em Planaltina, Leandro Moraes de Souza, a união da feira orgânica com expositores de plantas ornamentais foi uma iniciativa da extensionista Gesinilde Radel Santos, com objetivo de encorpar o espaço, levar variedades e atrair mais consumidores.

Atendendo aos cuidados com a pandemia, no local, os produtores estão fornecendo condições de higienização, como álcool em gel. Os frequentadores devem respeitar as regras de distanciamento em relação a outras pessoas e usar máscara. Segundo a engenheira-agrônoma da Emater-DF Gesinilde, os produtores também estão sendo orientados sobre os cuidados em relação à prevenção ao novo coronavírus.

“Temos orientado sobre todos os procedimentos que devem ser adotados nas propriedades, como a lavagem de caixas, higienização de equipamentos, até no momento da comercialização”, conta Gesinilde.

Certificação e capacitação da Emater-DF

As hortaliças e frutas comercializadas são de propriedades que possuem garantia orgânica por Organização de Controle Social (OCS) e Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac). Além disso, dois produtores participantes são certificados em Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que são procedimentos que objetivam a produção de alimentos com melhor qualidade sanitária, seguros e que protegem a saúde dos consumidores e de quem os produz, incentivando a prática de uma agricultura segura e sustentável.

A Emater-DF capacita e orienta os produtores sobre os critérios que envolvem desde a organização da propriedade, aspectos ambientais, práticas conservacionistas até a colheita e classificação para venda. Com isso, a empresa reafirma o compromisso de trabalhar para garantir que o alimento chegue à mesa do consumidor brasiliense com qualidade, além de proporcionar melhoria de renda e qualidade de vida ao produtor rural com respeito ao meio ambiente.

Serviço
Feira Orgânica de Planaltina
Local: Ao lado da Administração Regional
Funcionamento: Aos sábados, das 6h às 12h

*Com informações Emater