02/07/2020 às 17:05, atualizado em 02/07/2020 às 17:41

Saúde recebe 300 mil testes para detectar coronavírus

Insumos vão ser distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

(Atualização: 17h40 de 2/7) A Secretaria de Saúde recebeu, nesta quinta-feira (2), 300 mil unidades de teste rápido para detecção da Covid-19. Os exames reforçarão a testagem nas unidades básicas de saúde. A secretaria lembra que o teste rápido é feito em pacientes que apresentam sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) do oitavo ao décimo quarto dia.

“Essa doação chega no momento certo para garantir a continuidade da testagem na população. Antes de serem repassados, todos os materiais recebidos pela Subsecretaria de Logística, seja de doação ou compra, passam pelo atesto da área técnica”, explica a subsecretária de Logística, Mariana Mendes Rodrigues.

Após o atesto para verificar a qualidade dos insumos, que no caso de testes para detecção de Covid-19 é analisado pelo Laboratório Central (Lacen-DF), se aprovados, serão encaminhados para todas as 172 UBSs ainda esta semana.

Atenção primária

A Secretaria de Saúde ampliou a oferta de testes de Covid-19 e disponibilizou o exame para todas as unidades básicas do DF. A medida ocorreu com a desativação da testagem por drive-thru.

Quem tiver sinais da doença deve procurar a UBS mais próxima de casa, onde será avaliado, atendido e poderá fazer o teste mais indicado pelos profissionais de saúde, podendo ser o rápido ou RT-PCR. Esse tipo é realizado a partir da amostra colhida com o swab (um cotonete) da mucosa do fundo do nariz. Do terceiro dia com sintomas até o sétimo, é indicado fazer o teste do swab. A partir do oitavo dia, poderá ser feito o teste rápido, porque os anticorpos são mais detectáveis.

*Com informação da Secretaria de Saúde