02/07/2020 às 12:31, atualizado em 03/07/2020 às 10:06

Tendas do HRL receberam mais de 2,4 mil pessoas com suspeita de infecção

Serviço está disponível à população todos os dias, das 7h à meia-noite

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

As estruturas são voltadas às pessoas sintomáticas ou com histórico de contato com caso confirmado. Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Em 40 dias de funcionamento, 2.420 pacientes suspeitos de terem Covid-19 foram atendidos nas quatro tendas montadas em frente à enfermaria do Hospital da Região Leste (HRL), antigo Hospital Regional do Paranoá. As estruturas são voltadas às pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado.

Nesse período, contando os atendimentos nas tendas, no centro obstétrico e nos prontos-socorros do HRL, foram confirmados 97 casos positivos na população. Os testes feitos no hospital para detecção de coronavírus são do tipo RT-PCR (swab nasal). O método é o mais recomendável nos pacientes entre o terceiro e sétimo dia de sintomas semelhantes aos da Covid-19. Os exames são levados para análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Enquanto isso, as tendas continuam atendendo os pacientes que vêm do Paranoá, São Sebastião, Mangueiral, Lago Sul, Jardim Botânico e Itapoã. O serviço está disponível à população todos os dias, das 7h à meia-noite.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

As tendas foram levantadas em 22 de maio e tornaram-se necessárias para diminuir o risco de disseminação do coronavírus entre os pacientes do hospital e servidores. Ao mesmo tempo em que organizam os fluxos de atendimentos e beneficiam a população.

Os pacientes que precisam ser internados vão para a parte interna do hospital, em salas de isolamento respiratório reservadas para a Covid-19 no pronto-socorro. A medida é necessária para manter em segurança os pacientes com hipótese diagnóstica da doença, que aguardam transferência para os hospitais de referência.

Manutenção

O pronto-socorro do Hospital da Região Leste vem passando constantemente por manutenção predial. Recentemente, recebeu dez respiradores (ventiladores pulmonares) para ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes com suspeita da Covid-19.

“Para isso, um espaço no pronto-socorro do hospital foi adequado para receber 10 leitos de cuidados intermediários de enfermaria com suporte ventilatório”, informou o diretor do HRL, João Marcos Meneses.

A iniciativa foi possível após a Secretaria de Saúde receber 150 respiradores do Ministério da Saúde para melhorar a estrutura dos hospitais públicos do Distrito Federal.

*Com informações da Secretaria de Saúde

HRL