06/07/2020 às 17:57, atualizado em 06/07/2020 às 18:03

DER-DF começa a construir muro de proteção na Epia

A estrutura vai oferecer estabilidade ao terreno próximo ao Ribeirão do Torto

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou a instalação de um muro de proteção nas proximidades do Ribeirão do Torto, próximo ao trecho cicloviário na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003).

Com extensão de aproximadamente 100 metros, o muro – também conhecido como gabião – visa garantir a estabilidade do talude (plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a estabilidade) presente na rodovia. O objetivo é eliminar riscos de escorregamentos, desabamentos ou outros fenômenos causados pelo tempo.

O gabião é feito de gaiolas metálicas formadas por fios de aço galvanizado e são preenchidas por pedras tipo rachão, para que a estrutura resista às mudanças climáticas sem oxidar ou corroer.

O trabalho passa pela fase de nivelamento do terreno para a implantação do muro, e por fim, pela compactação de aterro. Para a realização destas etapas não há a necessidade de interdição do trânsito no local, por onde passam aproximadamente 100 mil veículos por dia.

O médico Carlos Gonzaga, de 49 anos, elogia a ação do DER-DF em realizar obras preventivas que garantem a proteção do terreno por onde muitos motoristas passam todos os dias.“Eu sempre passo por aqui para ir e voltar do trabalho e observo o grande fluxo de carros, principalmente nos horários de pico. Então o fato de proteger esse terreno para aumentar a segurança de todos é digno de elogio”, disse.

A previsão de conclusão do serviço é de 45 dias, e na obra estão sendo investidos aproximadamente R$ 300 mil, por obra direta.“É uma obra que em princípio pode parecer simples e pequena, mas é importante para a segurança viária por evitar a queda do barranco neste trecho”, garante o engenheiro responsável pela obra, Mozer de Castro.

* Com informações do DER-DF