8/7/20 17:17
Atualizado em 8/7/20 às 17:17

Brasília Ambiental dá início a implantação do Parque Burle Marx

Ações serão feitas em etapas e com parceria da Novacap e Terracap

O presidente interino do Instituto Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão e a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água, Rejane Pieratti, reuniram-se com representantes da Terracap e da Novacap,  no Parque ecológico Burle Marx, para discutir as etapas de implantação da unidade de conservação, que será feita com recursos de condicionante da implementação do setor Noroeste da Terracap. “A expectativa é que até dezembro consigamos entregar parte das obras”, disse o gestor da autarquia.

No cronograma das obras estão, numa primeira etapa, o cercamento da unidade, concluído recentemente, estacionamentos, parquinho infantil, duas ilhas com equipamentos sociais como Ponto de Encontro Comunitário (PEC), quadras poliesportivas, quadras de areia, ciclovias, pista de corrida e caminhadas e duas guaritas, uma voltada para a Asa Norte e outra para o Noroeste.

Na segunda etapa serão feitas intervenções em outras áreas do parque com construção de mais pistas para caminhadas e de ciclismo, toda a parte de paisagismo, áreas de contemplação, de piquenique, dentre outras intervenções.  “Sempre observando as áreas permitidas pelo zoneamento ecológico do parque, que consta no seu plano de manejo em conclusão”, ressalta Rejane Pieratti.

O Burle Marx situa-se entre a Asa Norte e o Setor Noroeste e ainda preserva uma das maiores manchas de Cerrado de Brasília, sendo considerado corredor ecológico relacionado ao Parque Nacional de Brasília.

Participou da reunião pela Terracap, o diretor técnico, Hamilton Lourenço Filho, e representando a Novacap, o titular do Departamento de Infraestrutura Urbana, Márcio Francisco Costa, além de técnicos do Brasília Ambiental.

*Com informações Brasília Ambiental