08/07/2020 às 11:11, atualizado em 08/07/2020 às 11:19

Hospitais da rede pública recebem diversas obras

Manutenções prediais, pinturas e readequações em diversos setores estão na lista

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Saúde tem investido pesado na melhoria de toda a rede hospitalar em 2020. Desde janeiro, todos os hospitais da rede pública já passaram por alguma obra, reforma ou manutenção predial, mesmo em plena pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2. E apesar das obras estarem ocorrendo, os atendimentos continuam sendo prestados normalmente. Com isso, quem ganha com as melhorias é a população que precisa desses serviços. Nesta quarta-feira (8), a Agência Saúde vai destacar as obras que ocorreram nas Regiões de Saúde Norte, Sul e Leste.

Região de saúde Norte

Na Região de Saúde Norte, que abrange as Regiões Administrativas de Sobradinho e Planaltina, as melhorias nos dois hospitais regionais foram diversas.
No Hospital Regional de Planaltina foi feita uma grande obra na lavanderia, que contou com a substituição do telhado, revitalização de esquadrias, banheiros, área de lavagem, administração, expurgo, pintura, rede elétrica e rede lógica. Além disso, foi realizada a pintura externa de todo o hospital. Com a pandemia, o Hospital passou a contar com uma ala de isolamento para pacientes com a Covid-19 e colocação de isolamento na medicina do trabalho e serviço social.

Já foram autorizados para início imediato os reparos no lava jato de ambulância, serviço de esgoto (nova rede da manutenção, para evitar reincidência de refluxos na rede), manutenção na Maternidade e copa do Centro Obstétrico.

No Hospital Regional de Sobradinho foram resolvidos os problemas de infiltração e colocação de divisórias em diversos espaços para melhorar serviços. Além disso, o pronto-socorro pediátrico mudou para uma ala reformada, próxima ao bloco materno-infantil, o que possibilitou a ampliação da Emergência adulta.

Região de saúde Sul

O Gama faz parte da Região de Saúde Sul. Por lá, os serviços também foram executados e trouxeram melhorias para a população que procura atendimento no Hospital Regional do Gama (HRG).

O HRG recebeu a Unidade de Pneumologia e criou o Box Respiratório – unidade essencial em tempos de Covid-19 – e o covidário. Na unidade foram feitas adequações na tubulação de gases medicinais e reforma geral da Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Tais mudanças ocorrem justamente no período em que esses setores são mais requisitados tendo em vista a pandemia de coronavírus.

Outras adequações foram feitas no box respiratório tendo em vista a segurança de pacientes e profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Os vestiários foram readequados trazendo segurança no momento em que os servidores se paramentam e desparamentam para iniciar ou encerrar as atividades do dia. O HRG também ganhou uma nova caixa d’água substituindo a antiga e trazendo segurança.

Uma sala de vacinação de BCG foi criada e adequações estruturais foram feitas como a abertura de uma nova porta no posto de medicação da clínica médica. As alas internas receberam pintura, bem como as áreas externas. Foram colocados blindex de isolamento do balcão de atendimento das entradas principais e readequados o Núcleo de Material Esterilizado para funcionamento e recebimento dos novos equipamentos, serviço de hidrojato na rede de águas pluviais e esgoto.

Região de saúde Leste

Paranoá, São Sebastião, Jardins Mangueiral, Itapoã, Jardim Botânico e Lago Sul fazem parte da Região de Saúde Leste. Por lá, o Hospital da Região Leste (HRL), localizado no Paranoá, é a unidade hospitalar referência para a região.

O HRL recebeu pintura nova nas áreas internas e externas, revisão de toda parte elétrica, instalação de portas de vidro, manutenção de monitores e de nove oxímetros na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin).

Centro Obstétrico foi readequado e ganhou manutenção em algumas áreas. Os ser

‘viços foram: remoção de infiltração e vazamentos da rede hidráulica, a manutenção da instalação da rede de esgotos, manutenção e adequação dos banheiros, adequação de setores, manutenção da instalação elétrica e pintura geral.

O box de emergência foi readequado e ampliado, passando de quatro para sete leitos. O sistema de ar-condicionado passou por manutenção, os espaços ganharam pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, além da readequação da bancada onde trabalham os profissionais. Recentemente, o local ganhou um box de isolamento.

O HRL também ganhou pintura em toda parte externa, e locais como: pronto-socorro, áreas operacionais, corredores e salas de emergência. Revisão completa do telhado, com impermeabilização das calhas para evitar vazamentos e a renovação das redes elétrica e hidráulica de locais como o pronto-socorro e centro cirúrgico. Outro local igualmente beneficiado foi o heliponto que recebeu nova pintura e sinalização.

Além disso, foi ofertado mais um leito para a Papudinha e instalação de grade no local. Foram trocados pisos, rede elétrica, ar-condicionado, pintura. Também houve revitalização do suporte e estrutura nas tendas de atendimento para o Covid-19, com instalação de internet, energia, computadores e todos os serviços para o funcionamento no local.

* Com informações da Secretaria de Saúde