8/7/20 16:51
Atualizado em 8/7/20 às 16:51

Mutirão limpa e revitaliza Praça dos Três Poderes

Piso de pedras portuguesas será totalmente recomposto. Os monumentos, por sua vez, estão sendo lavados

Marco da democracia  e de decisões importantes para todo o Brasil, a Praça dos Três Poderes está recebendo, desde o início da semana, uma ação de limpeza geral e recomposição do piso de pedras portuguesas existentes no local.  Os trabalhos  fazem parte de um termo de cooperação firmado entre a companhia, a Secretaria de Cultura do DF e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Foto: Novacap/Divulgação

A “faxina” teve início pelos monumentos existentes no local e é coordenada pela Diretoria de Administração da Novacap, que destacou servidores, um caminhão desobstruidor, dois  caminhões-pipa e um caminhão sky para a limpeza nos ponto mais altos, como o Pombal.

A segunda parte dos trabalhos, coordenado pela Diretoria de Urbanização, consiste na  recomposição das famosas pedras portuguesas que formam  o piso da Praça dos Três Poderes. Terminada essa etapa, o calçamento também passará por limpeza. 

“Aproveitamos esse período com pouca visitação para a revitalização desse espaço tão importante para a história do Brasil e do Distrito Federal. Além do valor histórico, há a questão econômica, sabemos que o turismo cívico cresceu muito nos últimos anos e tornou-se importante para a economia do DF”, afirmou Sérgio Lemos, diretor de Urbanização da Novacap.


Poder e monumentos

Foto: Agência Brasília/Arquivo

Composta por órgãos federais representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a Praça dos Três Poderes foi projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Lá estão localizados o Palácio do Itamaraty, o Palácio do Planalto, o Palácio da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional, o Panteão da Liberdade e Democracia e o Espaço Lúcio Costa. Abriga ainda as esculturas “Os candangos”, de Bruno Giorgi; “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti; e “O pombal”, de Oscar Niemeyer.


* Com informações da Novacap