08/07/2020 às 11:55, atualizado em 08/07/2020 às 16:14

Terracap inicia acordo com comunidades indígenas e W9 será concluída

Foram entregues oito casas provisórias que abrigarão as famílias das tribos Kariri-Xocó e Tuxá

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

As famílias pertencentes às comunidades indígenas Kariri-Xocó e Tuxá, residentes no Setor Habitacional Noroeste, receberam, nesta quarta-feira (8/6), as chaves das casas provisórias construídas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) na ARIE Crule, também nas imediações do bairro. O acordo para a desocupação da área originalmente ocupada pelas tribos permitirá a conclusão das obras da via W9, futura Avenida dos Ipês, e demonstra a possibilidade de convivência pacífica e sustentável entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos direitos dos povos indígenas.

Para que a transferência fosse possível, foram entregues oito casas provisórias que abrigarão as famílias das tribos Kariri-Xocó e Tuxá. O acordo entre as comunidades, a Terracap, a Defensoria Pública do Distrito Federal, a Defensoria Pública da União, o Ministério Público Federal e a Funai foi assinado em outubro de 2019, na sede da Terracap.

“Hoje estamos fazendo a primeira entrega concreta do cumprimento desse acordo pela Terracap, com as casas provisórias que serão ocupadas pelas comunidades indígenas”, explica o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico, Leonardo Mundim. Para ele, a entrega atende às ocupantes históricas da região e também beneficia os moradores do Noroeste. “A medida permitirá que a Terracap conclua a via W9, que vai ser a principal avenida do bairro, trazendo, além de melhorias no trânsito, o desenvolvimento econômico para a região”, enfatiza.

A cacique Ivanice Tanoné, representante das duas tribos, comemora: “Nossos diretos estão sendo respeitados e, agora, teremos segurança. Graças ao grande espírito, criador de tudo, hoje chegou o grande momento de realização, após essa luta tão difícil e tão grande. Quero agradecer à Terracap e ao governador que chegou ao entendimento (sic) do nosso compromisso”, conta. “Estou feliz e hoje estou me mudando”, finaliza.

A via W9 permitirá o tráfego de veículos entre o Setor de Transporte Norte (STN) e a DF 040, próximo ao Setor de Recreação Pública Norte (SRPN). As etnias indígenas ocupavam um trecho da área onde passará avenida.

O secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira, explica que a pasta foi acionada para a realocação das famílias indígenas, a fim de permitir a conclusão das obras. “Todas as medidas necessárias para a mudanças foram tomadas de forma pacífica, em consenso com a cacique Tanoné e com a devida participação do Ministério Público em toda a operação”, conta Mangueira.

Reserva Indígena Kariri-Xocó e Tuxá do Bananal-DF

O local demarcado para a construção da reserva indígena é conhecido como ARIE Cruls. Na área de 14 hectares será construída, em definitivo, a Reserva Indígena Kariri-Xocó e Tuxá do Bananal-DF. A Terracap deverá implementar, no prazo de um ano, a infraestrutura da área, que inclui o sistema de abastecimento de água, esgoto e energia. Ainda serão construídas 16 unidades habitacionais, uma estrutura de guarita, um centro cultural, sete ocas pequenas, um terreiro, além de uma casa de produção de farinha para apoiar a sustentabilidade da aldeia. Todo o perímetro da reserva foi cercado pela Agência.

 

* Com informações da Terracap