09/07/2020 às 16:28, atualizado em 13/07/2020 às 18:05

Itapoã comemora 15 anos com ações de revitalização

Equipes do GDF Presente em conjunto com a administração trabalham para melhorar a qualidade de vida dos moradores

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

O líder comunitário Leonilson Andrade, 53 anos, casado com Márcia Dantas, pai de três filhos, tem uma história de amor e esperança pela cidade. Morador da quadra 202 do Del Lago, no Itapoã, desde 2009, Leonilson acompanha diariamente a execução das obras que estão sendo feitas pelas esquipes do programa GDF Presente, em parceria com a Administração Regional do Itapoã. Ele conversa com os trabalhadores, abre as portas de sua casa para receber as equipes e registra tudo em vídeos e fotos. Ele se define como um eterno fiscal do desenvolvimento da cidade.

Uma das sugestões feitas por ele ao administrador do Itapoã, Marcus Cotrim, e ao presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, durante uma visita à cidade, foi a pavimentação de 50 metros, interligando a saída da garagem da viação Pioneira à Avenida Brasil, próxima ao Fórum. “A benfeitoria vai trazer mais comodidade e segurança para os moradores daquele setor, pois os ônibus terão os itinerários alterados e começarão a circular pela Avenida Brasil. Estou vendo uma região, que estava se tornando uma área de descarte irregular de lixo e entulho, recebendo um olhar especial do governador Ibaneis Rocha”, diz o líder comunitário.

O Polo Leste do GDF Presente está fazendo transformações em toda a cidade. “Durante duas semanas, o programa realizou um conjunto de ações de pavimentação, revitalizações, reparos e instalações que vão impactar positivamente a vida de quem mora aqui no Itapoã e região”, destaca o administrador Marcus Cotrim. Uma obra importante que recebeu reforço de maquinários foi a pavimentação do trecho que liga a região da Rota do Cavalo, no Núcleo Rural de Sobradinho ao Itapoã.

De acordo com Cotrim, essa era uma demanda muito antiga da população. “As melhorias no trecho vão beneficiar tantos moradores da cidade quanto da área rural, que faz parte da poligonal do Itapoã regularizada pela Lei Complementar nº 958, publicada em 20/12/2019, que define os limites físicos das regiões administrativas do Distrito Federal”. A inauguração da obra está prevista para esta sexta-feira (10/7) e será um grande presente de aniversário para a cidade.

“Sabemos das necessidades da população e estamos aqui para ajudar, somar forças e melhorar a qualidade de vida das famílias que ali vivem. A pavimentação da Rota do Cavalo é uma demanda antiga, ouso dizer que há pelo menos duas décadas a população ansiava por essa nova via de acesso. É com muito orgulho que entregamos essa  obra que vai beneficiar mais de 300 mil pessoas que transitam pela região e irá facilitar o acesso ao Fórum de Itapoã”, afirmou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Ações na Avenida Brasil

As equipes da Novacap e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) trabalharam intensamente para recolher lixos e entulhos que são descartados em local indevido pela própria população. Ações de manutenção, reparos e sinalizações estão sendo realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) e Departamento de Trânsito do DF (Detran).

Fotos: Divulgação

Na via Avenida Brasil, no Del Lago, foram realizados os serviços de terraplanagem, pavimentação, colocação de meios-fios, retirada de entulhos, plantio de gramas e plantação de palmeiras na avenida central. Outro reforço importante foi a iluminação pública que dará maior sensação de segurança aos moradores. O projeto é uma parceria da Secretaria de Obras com a CEB Distribuição. “Quando o GDF Presente está na cidade, conseguimos levar máquinas e equipamentos para descentralizar os serviços e dar agilidade às demandas das administrações regionais”, afirma o coordenador do Polo Leste, Júnior Carvalho.

*Com informações Ascom Itapoã