11/07/2020 às 20:18, atualizado em 12/07/2020 às 09:31

GDF mostra inovações tecnológicas na administração pública 

Secretário de Economia detalhou aos participantes da edição virtual quais serviços digitais (430 deles) já estão integrados

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

O secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, participou neste sábado (11) da edição digital da Campus Party Brasília. Ele abordou o tema da A inovação tecnológica na administração pública no pós pandemia” e apresentou os principais destaques do governo local nesta área.

Entre os projetos apresentados, o secretário destacou a integração de mais de 430 serviços digitais da área econômica incluídos no portal do Governo Federal (Gov.br) e nos aplicativos e-GDF e Economia DF. “Vamos estender isso para saúde, segurança, educação e para diversas áreas para que o mundo corporativo público possa estar em uma única tela para o servidor e o cidadão”, disse.

André Clemente também pontuou as ações do planejamento estratégico 2019-2060 na área de Tecnologia da Informação. O gestor informou que esse programa de longo prazo é importante para se conhecer o caminho a ser seguido pelo governo. 

Segundo ele, as peças orçamentárias – Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anula e o Plano Plurianual – são elaboradas com ações que contemplam essa política de inovação tecnológica.

Em sua apresentação, o titular da Secretaria de Economia enfatizou a digitalização dos serviços prestados ao cidadão, o aumento de serviços oferecidos pelos aplicativos e-GDF e Economia e as ferramentas disponibilizadas nos portais institucionais do governo. 

Segundo o secretário, aproximadamente 80% dos serviços são eletrônicos e estão disponíveis nos apps, que serão unificados para facilitar a vida do usuário.

“Quando falamos de transformação digital, a TI é só um instrumento para mudança. Vale ressaltar que o aumento nos serviços eletrônicos da secretaria tem reduzido significativamente custos operacionais. Ganha cidadão, que não precisa se deslocar para ter um atendimento presencial e o governo, que reduz o custo operacional”, disse Clemente.

O secretário também explicou que a digitalização dos serviços e a adoção do teletrabalho vai gerar mais economia de gastos com aluguéis, mobiliários e aumentar a qualidade de vida dos servidores.


A Campus Party
Transmitida pela primeira vez em sua história de forma totalmente digital. Foram três dias de transmissões simultâneas em mais de 30 países ao redor do planeta. A Campus Party é um festival de inovação e tecnologia, com 22 anos de história, presente em 15 países, e tendo mais de 80 edições. Já reuniu mais de 3 milhões de participantes no mundo.


* Com informações da Secretaria de Economia