11/7/20 18:14
Atualizado em 11/7/20 às 18:31

Obras por todos os cantos de Brazlândia

Asfalto e calçadas novas, além de galeria de águas pluviais, estão entre os trabalhos realizados pelo GDF na região; investimento é de R$ 2,9 milhões

As obras no DF não param. Em Brazlândia, o GDF está presente em duas áreas da região, atendendo a demandas antigas da população e beneficiando a infraestrutura da cidade. O investimento total nos quatro trabalhos – recapeamento funcional e galeria de águas pluviais, no Setor de Oficinas; tapa-buracos e construção de calçadas, no Setor Veredas – é de R$ 2,9 milhões, verba destinada tanto pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) quanto por emendas parlamentares.

“Em vez de ser o tapa-buracos, arrancaram tudo e fizeram da base até o final. Nunca teve uma reforma desse tipo aqui”, contou o empresário. Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

“São obras muito importantes e fundamentais para o bem-estar da comunidade”, resume Jesiel Rosa, administrador regional de Brazlândia. E a população local partilha do mesmo sentimento.

Divino Oliveira Silva é proprietário de uma oficina mecânica há 32 anos na cidade e elogia o recapeamento na pista que dá acesso ao seu estabelecimento, no Setor de Oficinas: “Em vez de ser o tapa-buracos, arrancaram tudo e fizeram da base até o final, nota 10 para o asfalto. Nunca teve uma reforma desse tipo aqui”.

Em outro ponto do Setor de Oficinas, na quadra 35, mais máquinas trabalhando: além de também recapear a rua, operários também finalizam a construção de uma nova galeria de águas pluviais, que terá 200 metros de comprimento e é feita com manilhas de concreto.

“Na época de chuvas, a água aqui chegava a entrar nos lotes. Então houve a necessidade de se refazer o asfalto e criar a galeria pra levar a água da chuva diretamente para o Parque Veredinhas”, explica o administrador.

Ao redor do Hospital Regional de Brazlândia, 1.237 metros lineares de calçadas com ciclovia, passagens elevadas para acessibilidade e pisos direcionais para cegos estão sendo finalizados. Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

No Setor Veredas, os moradores da quadra 2 veem uma antiga demanda da comunidade sendo atendida: uma grande operação tapa-buracos está sendo realizada ao longo de cerca de um quilômetro de extensão pelas ruas da região. Além dos motoristas, quem também vai ganhar passeios públicos novos são os pedestres. Ao redor do Hospital Regional de Brazlândia, 1.237 metros lineares de calçadas com ciclovia, passagens elevadas para acessibilidade e pisos direcionais para cegos estão sendo finalizados.

As obras na região estão sendo realizadas por funcionários terceirizados da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e devem ser entregues até o fim do mês.

Lago

Para o segundo semestre, outro importante ponto de Brazlândia vai receber uma atenção especial da Administração Regional: o Lago Veredinha, localizado no centro da cidade. O reduto, conhecido pela beleza e por ser um ponto forte do turismo local, será foco de um trabalho de desassoreamento.

“Tivemos no ano passado um transbordo da água devido ao assoreamento e à falta de manutenção nos últimos 10 anos. Juntamente com essa obra, queremos promover uma revitalização de toda a orla do lago para incentivar o turismo”, relata o administrador.

Galeria de Fotos

Obras por todos os cantos de Brazlândia